Regulamento de Painéis e Temas Livres
Parte I - INSTRUÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE PAINÉIS E TEMAS LIVRES
1. Os interessados em submeter resumo(s) de seu(s) trabalho(s) para seleção e posterior apresentação na 55ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2025), evento que acontecerá de 1º a 4 de maio de 2025, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, SP, Brasil, devem preencher a ficha de inscrição com os dados do(a) autor(a) responsável e o resumo do trabalho no site www.jpr.org.br, por meio do sistema de submissão de trabalhos, até 31 de janeiro de 2025, às 23h59 (horário oficial de Brasília).
2. Não serão aceitas inscrições de trabalhos por meio de fax, CD/DVD, pen drive, e-mail ou outro meio que não seja o sistema de submissão de trabalhos.
3. O(a) autor(a) responsável pela inscrição será o(a) encarregado(a) por receber todos os comunicados relativos aos Painéis e Temas Livres da JPR 2025 enviados pela organização do evento e repassá-los aos demais autores(as) do trabalho.
4. O(a) autor(a) responsável poderá indicar o e-mail de um ou mais destinatários para receber os comunicados relativos aos Painéis e Temas Livres da JPR 2025. Todavia, somente o(a) autor(a) responsável poderá editar o conteúdo do resumo ou solicitar o cancelamento de sua submissão.
5. O(a) autor(a) responsável deverá fornecer o nome completo dos coautores do trabalho e, também, o número do CPF, no caso de coautores brasileiros.
6. O(a) autor(a) responsável poderá editar o resumo submetido até o dia 31 de janeiro de 2025, às 23h59 (horário oficial de Brasília), por meio do sistema de submissão de resumos. Alterações de texto ou título do resumo, assim como alterações nos nomes dos autores e cancelamento de submissão não serão permitidas após essa data.
7. O(a) autor(a) responsável poderá realizar o cancelamento da submissão de seus resumos até o dia 31 de janeiro de 2025, às 23h59 (horário oficial de Brasília). Este cancelamento deve ser feito pelo site www.jpr.org.br, por meio do sistema de submissão de trabalhos. Ressaltamos que ao submeter um resumo de trabalho à JPR 2025, o(s) autor(es) assume(m) o compromisso de apresentar o trabalho no evento caso este seja aprovado.
8. O resumo deverá ser redigido em um dos dois idiomas oficiais do evento: português ou inglês. Resumos redigidos em idiomas diferentes dos indicados neste regulamento não serão aceitos para este evento.
9. É proibido mencionar no título, no corpo ou nos anexos do resumo o nome dos autores e/ou da instituição onde o estudo foi desenvolvido e/ou onde os autores atuam ou qualquer outro dado que indique ou sugira a autoria ou instituição de origem do trabalho, com exceção aos campos do formulário destinados a essas informações. Caso essa menção seja essencial, deve-se substituir o nome em questão por XXX (Ex: Revisão de 48 Casos de Tumores Orbitários do Instituto XXX de Medicina da Instituição XXX). Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.
10. A identidade do paciente deve ser preservada. Os autores deverão omitir de imagens, gráficos, tabelas e textos toda informação que possa identificar os pacientes como nome, iniciais, número de identificação etc. Para fotografias, vídeos ou reconstruções 3D de pacientes, um recorte ou imagem mascarada que exclua recursos identificáveis pode ser aceitável. Importante: O simples uso de tarja nos olhos nas fotografias pode não ser suficiente para preservar a identidade do paciente. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.
11. O resumo deve ser isento de viés comercial, não devendo promover equipamentos médicos, produtos e serviços. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.
12. Só serão aceitos resumos de trabalhos que tenham relação ou interesse à Radiologia e ao Diagnóstico por Imagem. Os que não atenderem a esses pré-requisitos serão desclassificados.
13. O(a) autor(a) deve classificar seu trabalho em uma forma de apresentação, em uma área técnica e em um tipo de estudo, conforme descrito a seguir.
13.1. Forma de apresentação: define a forma que o(a) autor(a) deseja apresentar o seu trabalho. As categorias a serem escolhidas são as seguintes:
01. Painéis Digitais (PD) – exibição de e-poster em computadores, por meio de arquivo digital.
02. Temas Livres (TL) – apresentação oral durante as aulas ou em estúdio. Atenção: para esta categoria somente serão aceitos trabalhos originais (ver item 13.3).
13.2. Área Técnica: Por “área técnica” entende-se a subespecialidade da Radiologia e Diagnóstico por Imagem na qual o trabalho se enquadra. As áreas nas quais o(a) autor(a) deve classificar seu trabalho são as seguintes:
01. Abdominal/Trato Digestório
02. Abdominal/Trato Geniturinário
03. Biomedicina
04. Cabeça e Pescoço
05. Cardiovascular
06. Ensino
07. Engenharia Clínica
08. Física / Controle de Qualidade
09. Imagem da Mulher
10. Informática / Gestão
11. Intervenção
12. Mama
13. Medicina Fetal
14. Medicina Nuclear
15. Neurorradiologia
16. Pediatria
17. Pesquisa Básica/Pré-Clínica
18. PET-CT
19. Radiologia Veterinária
20. Sistema Musculoesquelético
21. Técnicas Radiológicas
22. Tórax
23. Ultrassonografia
Nota: Caso o(a) autor(a) inscreva o trabalho numa área que não corresponda àquela a qual o resumo pertence, o mesmo poderá ser redirecionado pela Comissão de Painéis e Temas Livres para a área correspondente.
13.3. Tipo de Estudo: O(a) autor(a) deve indicar qual o tipo de estudo utilizado para o desenvolvimento do trabalho, conforme as opções a seguir:
01. Trabalho Original: trabalho científico original, resultante de pesquisa, com contribuição para o avanço da ciência médica. Este trabalho deve permitir que outros investigadores ou profissionais especializados possam repetir as observações descritas e julgar os resultados e conclusões do(s) autor(es), bem como verificar a exatidão do método de análise, da discussão e dedução das conclusões. Deve-se referir o modo de escolha da amostra estudada e dispensar particular atenção ao tratamento estatístico dos resultados. Apenas dados clínicos e laboratoriais essenciais e conclusivos devem ser citados.
02. Relato de Caso: descrição sumária de caso(s) especial(is), que, pela sua raridade ou extraordinário interesse informativo para a coletividade, transcende(m) o paciente individual. Os Relatos de Caso somente poderão ser inscritos na categoria Painéis Digitais (PD).
03. Ensaio Pictórico: ensaio que transmite mensagem por intermédio de ilustrações e legendas, com pouco texto. Não é baseado em pesquisa original, tendo por função principal o ensino complementar de especialistas.
04. Revisão de Literatura: neste tipo de estudo o(a) autor(a) trabalhará com diversos casos, de um ou de vários autores. Coleta-se material, realiza-se análise e/ou reflexão sobre o assunto, muitas vezes buscando aspectos polêmicos ou promovendo discussões de diferentes opiniões por meio de seu trabalho. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir bibliografia consultada.
14. O(a) autor(a) deve preencher todos os campos que equivalem ao resumo do trabalho. No total, esses campos devem conter no máximo 350 palavras. Os campos do resumo irão variar de acordo com o Tipo de Estudo selecionado, conforme abaixo:
Trabalho Original
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) Material(is) e método(s)
c) Resultados e discussão
d) Conclusões
Relato de Caso
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) História clínica
c) Discussão e diagnóstico
d) Conclusões
Ensaio Pictórico
a) Introdução e objetivo(s)
b) Método(s)
c) Discussão
d) Conclusões
Revisão de Literatura
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
c) Discussão
d) Conclusões
15. Não é necessário informar referências bibliográficas na inscrição dos resumos. Mas, devem ser citadas na apresentação durante a JPR 2025.
16. Termo(s) que possua(m) abreviação conhecida pode(m) ser abreviado(s) após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Sistema Nervoso Central (SNC), Tomografia Computadorizada (TC), Imagem por Ressonância Magnética (IRM), Ultrassonografia (US), etc.
17. O(a) autor(a) de Trabalhos Originais deve informar se o trabalho possui registro no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde). Caso o trabalho tenha o registro, o(a) autor(a) deve mencionar o número do registro no ato da inscrição do resumo. Trabalhos que possuírem esse registro serão valorizados.
18. O(a) autor(a) deve submeter um arquivo único em formato PDF com até 05 figuras/slides com legendas relacionadas ao trabalho, podendo conter imagens, tabelas e/ou gráficos. A(s) figura(s) contida(s) nesse arquivo deve(m) ser originais, ou seja, não poderão ser extraídas da literatura ou de trabalhos de autoria de terceiros. Também fica proibido mencionar nesse documento o nome dos autores, o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e/ou onde os autores atuam ou qualquer outro dado que indique ou sugira a autoria ou instituição de origem do trabalho, assim como fica vetada a publicação de qualquer dado que permita a identificação de pacientes. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.
19. O(a) autor(a) responsável poderá acompanhar no endereço de e-mail cadastrado na submissão do resumo e no site da JPR 2025 (www.jpr.org.br) informações sobre a aprovação, ou não, do resumo de trabalho inscrito.
20. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 14 de março de 2025. Caso haja necessidade de alteração da data de divulgação, a Comissão de Painéis e Temas Livres compromete-se a divulgar previamente a nova data no site do evento (www.jpr.org.br).
21. Eventuais despesas associadas à apresentação dos trabalhos são de responsabilidade dos autores.
Resumo: Erros que desclassificam um trabalho
Erro | Item do regulamento |
---|---|
Redigir o resumo em idioma diferente do português ou do inglês. | 8 |
Citar nome dos autores no título do resumo, seja no corpo do resumo ou no arquivo PDF. | 9 e 18 |
Citar nome da instituição ou outro dado que sugira a instituição em que o estudo foi desenvolvido, seja no título do resumo, no corpo do resumo ou no arquivo PDF. | 9 e 18 |
Identificar o paciente. | 10 e 18 |
Submeter resumo com viés comercial, que promova equipamentos médicos, produtos e serviços | 11 |
Submeter resumo que não tenha relação ou interesse à Radiologia e ao Diagnóstico por Imagem. | 12 |
Incluir no PDF imagens, figuras, gráficos ou tabelas não originais sem autorização de seus autores. | 18 |
Parte II – PREPARO E ENTREGA ANTECIPADA DO TRABALHO APROVADO
22. Todo trabalho aprovado para apresentação na JPR 2025, seja na categoria Painel Digital, Painel Comentado ou Tema Livre, deve ser preparado em PowerPoint (ou programa similar), com layout de slide widescreen (16:9), gravado em formato de vídeo com extensão MPEG-4 e resolução de 720p (1280x720). Recomenda-se utilizar transição de 8 segundos por slide. O arquivo deve ser entregue à Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) até o dia 14 de abril de 2025, às 23h59 (horário oficial de Brasília), por meio do sistema de submissão de trabalhos, localizado no site www.jpr.org.br.
23. Essa apresentação elaborada em PowerPoint (ou programa similar) não possui número mínimo de slides, mas deve conter no máximo 30 slides. O conteúdo deve ser diagramado de forma que os participantes possam ler as apresentações, estudá-las, compreendê-las e aprender com elas de forma independente, durante a JPR 2025 ou posteriormente.
24. O tamanho máximo do arquivo PowerPoint do trabalho deve ser de 30 Megabytes.
25. O(a) autor(a) poderá solicitar a troca do arquivo submetido até o dia 14 de abril de 2025, às 23h59 (horário oficial de Brasília). Para isso, deverá enviar um e-mail para contato@sprdigital.org.br. Caso a troca seja aprovada, o autor deverá resubmeter o vídeo até 15 de abril de 2025, às 23h59 (horário oficial de Brasília) por meio do sistema de submissão de trabalhos, localizado no site www.jpr.org.br
26. Caso o(a) autor(a) não envie a apresentação em vídeo de seu trabalho até a data estipulada no item 22 deste regulamento, 14 de abril de 2025, sofrerá penalidades que variarão de acordo com a forma de apresentação do trabalho, conforme descrito a seguir:
26.1. Painel Digital:
a) O trabalho não será apresentado na JPR 2025, sendo automaticamente desclassificado.
b) Os autores não receberão certificado de apresentação do trabalho na JPR 2025.
26.2. Tema Livre:
a) O Tema Livre poderá ser apresentado oralmente na JPR 2025, porém não será avaliado pela comissão julgadora da JPR 2025.
b) A versão digital do trabalho (vídeo) não será apresentada na JPR 2025.
c) Os autores não receberão certificado de apresentação do trabalho na JPR 2025.
26.3. Painel Comentado:
a) O Painel Comentado não será apresentado na JPR 2025, sendo automaticamente desclassificado.
b) Os autores não receberão certificado de apresentação do trabalho na JPR 2025.
27. O(a) autor(a) deve declarar em um dos slides iniciais da apresentação se possui algum conflito de interesse. Caso haja, deve informar qual o conflito.
28. Trabalhos de Revisão de Literatura e Ensaio Pictórico devem ser compostos de imagens originais. Não serão aceitos trabalhos em que todas, ou a maioria das imagens forem extraídas da internet, livros, revistas científicas etc.
29. É necessário citar a fonte quando as ilustrações utilizadas não forem originais.
30. O(a) autor(a) deve mencionar na apresentação de seu trabalho, seja ele Painel Digital ou Tema Livre, se possui registro junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde).
31. Autoria com Responsabilidade: todos os trabalhos aprovados para apresentação na JPR 2025 devem conter a(s) contribuição(ões) de cada autor(a) para realização do trabalho, no fim do texto, após a bibliografia. (Exemplos: idealização, levantamento de casos e bibliográfico, revisão de texto etc., vide o modelo usado na Radiology, que pode ser consultado em https://pubs.rsna.org/page/policies#authorship). Essa citação deve ser feita apenas na versão final do trabalho, enviada à SPR para apresentação na JPR. Não é necessário realizar a citação no momento da submissão do resumo.
Parte III – APRESENTAÇÃO DURANTE O EVENTO E CERTIFICADO
32. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados durante a JPR 2025 de acordo com as características da “forma de apresentação” em que foram inscritos por seus autores ou para a qual foram direcionados pela Comissão de Painéis e Temas Livres. As características de cada forma de apresentação são as seguintes:
01. Painel Digital (PD): Trabalho apresentado em formato digital (vídeo) na seção de Painéis Digitais da JPR 2025. Será utilizado nessa exibição o arquivo previamente enviado à SPR pelo(a) autor(a).
02. Tema Livre (TL): Trabalho apresentado oralmente nos estúdios da JPR 2025. O(a) autor(a) terá oito (8) minutos de apresentação, seguidos de dois (2) minutos para discussão e esclarecimentos (exceto nos casos em que o coordenador de curso altere o tempo previamente acertado). O(a) apresentador(a) deverá levar ao evento uma versão em PowerPoint do trabalho gravada em pen drive e entregar esse material a um técnico do estúdio com ao menos uma hora de antecedência ao início de sua apresentação, para que possa ser feita sua instalação nos computadores do estúdio e realização de testes. O(a) apresentador(a) do Tema Livre não precisa ser o primeiro autor do trabalho, porém, é necessário que ele(a) esteja inscrito na JPR 2025. Os trabalhos apresentados como Tema Livre serão avaliados pela Comissão de Painéis e Temas Livres e poderão ser condecorados com uma honraria (conforme descrito no item 43 desse Regulamento). Os Temas Livres também terão sua versão digital (vídeo) disponível para acesso dos participantes da JPR 2025 nos computadores da seção de Painéis Digitais. Serão utilizados nessa exibição os arquivos previamente enviados à SPR pelo(a) autor(a).
03. Painel Comentado: Trabalhos aprovados nas categorias Painel Digital que tiveram seus resumos mais bem pontuados na fase classificatória para a JPR 2025 poderão ser convidados para serem apresentados oralmente na JPR 2025, em horário e espaço pré-definidos pela organização. Os trabalhos apresentados como Painel Comentado serão avaliados pela Comissão de Painéis e Temas Livres e poderão ser condecorados com uma honraria (conforme descrito no item 43 desse Regulamento). O(a) apresentador(a) do Painel Comentado não precisa ser o primeiro autor, porém, é necessário que ele esteja inscrito na JPR 2025.
Importante: Na impossibilidade de apresentação presencial no evento, em decorrência de força maior, a Comissão de Painéis e Temas Livres da JPR poderá alterar a categoria de apresentação dos trabalhos aprovados como Temas Livres (TL) para a categoria Painéis Digitais (PD).
33. Todos os arquivos dos trabalhos aprovados enviados previamente à SPR serão inseridos nos computadores da Seção de Painéis Digitais da JPR 2025.
34. Não haverá acesso do usuário à CPU dos computadores da Seção de Painéis Digitais, da mesma forma esses computadores não estarão conectados à Internet, o que impede a cópia ou envio de material por e-mail.
35. Todos os trabalhos aprovados, independente da categoria, devem ter no mínimo um(a) responsável inscrito(a) na JPR 2025. A SPR não se responsabiliza pelas despesas com inscrição no evento, transporte e hospedagem. Para inscrição na JPR 2025 e obtenção de informações sobre hospitalidade, consulte o site do evento em www.jpr.org.br.
36. Os tipos de certificado concedidos aos trabalhos e/ou atores de trabalhos são três:
Certificado de Apresentação: Concedido a todos os trabalhos apresentados na JPR 2025. Perderão o direito a esse certificado os trabalhos classificados como Painel Comentado ou Tema Livre, cujos autores não realizarem a apresentação oral.
Certificado de Apresentação Oral: Concedido a autores de Painéis Comentados e Temas Livres que realizarem a apresentação Oral de seus trabalhos na JPR 2025.
Certificado de Condecoração: Concedido a trabalhos condecorados na JPR 2025.
37. Os certificados de “Apresentação” e “Apresentação Oral” estarão acessíveis em versão digital no site www.jpr.org.br 15 dias após a realização do evento. Já o certificado de “Condecoração” será disponibilizado no mesmo site logo após o anúncio da condecoração dos trabalhos. A SPR não fornece o certificado impresso.
Parte IV – AVALIAÇÃO, APROVAÇÃO E CONDECORAÇÃO DOS TRABALHOS
38. Todos os resumos submetidos à JPR 2025 até a data informada no item 1 deste Regulamento passarão por um processo de avaliação que definirá os trabalhos aprovados para apresentação na JPR 2025.
39. Cada resumo será avaliado por um grupo de três especialistas nas diferentes Áreas Técnicas, que utilizarão critérios objetivos para avaliar diferentes aspectos relacionados a cada tipo de estudo.
40. A avaliação será feita “às cegas”, sem que os avaliadores tenham acesso a nenhum dado que identifique a autoria do resumo. Em casos em que o avaliador reconheça a autoria do resumo, mesmo que os dados de autoria não tenham sido expostos de maneira equivocada pelo autor, o avaliador declarará conflito de interesse e o resumo será redirecionado pela organização a outro avaliador isento de conflito.
41. Os resumos mais bem pontuados e que atingirem a nota de corte para aprovação definida pela Comissão de Painéis e Temas Livres serão considerados aprovados para apresentação na JPR 2025.
42. A Comissão de Painéis e Temas Livres selecionará os melhores resumos dentre os aprovados para apresentação como Painel Comentado (ver item 32 deste Regulamento).
43. Durante suas apresentações na JPR 2025, os trabalhos aprovados nas categorias Tema Livre e Painel Comentado serão avaliados pela Comissão de Painéis e Temas Livres e poderão ser condecorados com uma das seguintes honrarias, classificadas abaixo em ordem da mais valiosa à menos valiosa, de acordo com o mérito:
Summa Cum Laudae (honraria máxima)
Magna Cum Laudae
Cum Laudae
Certificado de Mérito
44. Os trabalhos condecorados receberão um certificado de Condecoração (vide item 36).
Parte V – DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS PELA SPR
45. Ao submeter seu resumo à JPR 2025 para possível apresentação no evento, o(a) autor(a) manterá os direitos autorais sobre o conteúdo, todavia concorda em ceder à SPR o direito não exclusivo e isento de royalties de apresentar o conteúdo nos canais de comunicação e divulgação científica da entidade, além de arquivar o conteúdo para manutenção de seu registro científico. A SPR concorda em não ceder o conteúdo para terceiros.
46. Aviso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Ao submeter um trabalho para a JPR, o autor está ciente e de acordo que seus dados como nome e e-mail, assim como seu trabalho, serão divulgados no suplemento especial “JPR 2025 – Painéis e Temas Livres” e outros canais de comunicação e divulgação científica da SPR, a fim de ampliar o alcance do conhecimento compartilhado e para eventuais trocas de informações de interessados com os autores.
Parte VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS
47. Outros casos não mencionados nesse regulamento serão decididos individualmente pela Comissão de Painéis e Temas Livres da JPR, conforme a necessidade.