Dados do Trabalho


Título

Um estranho no ninho: avaliação multimodal por imagem do esôfago

Introdução e objetivo(s)

A avaliação do esôfago revela dificuldades diagnósticas tanto para o clínico quanto para o radiologista. Devido à sintomatologia inespecífica e por vezes confundidora, a análise do esôfago pode ser particularmente difícil, e muitas vezes negligenciada na prática diária do médico radiologista. Este estudo visa demonstrar, por meio de métodos radiológicos correlacionados com endoscopia e ecoendoscopia, dicas práticas relacionadas ao esôfago e as principais patologias que o acomete.

Método(s)

Realizadas revisão da literatura e análise retrospectiva de imagens de patologias esofágicas obtidas por meio de métodos radiológicos correlacionados com endoscopia e ecoendoscopia, por vezes complementados por outros métodos de imagem, de experiência e/ou arquivo próprio dos autores. Serão demonstradas as características por imagem por meio de cortes anatômicos, reconstruções multiplanares, aquisição volumétrica e esquemas pictóricos didáticos.

Discussão

O papel dos métodos radiológicos nas patologias do esôfago é limitado. Por muitos anos, a radiografia contrastada e a imagem endoscópica têm sido a principal forma de avaliar o esôfago. Estas técnicas são muito úteis para a avaliação da mucosa esofágica, porém não fornecem informações sobre a extensão da patologia. Por outro lado, a TC e a RM de tórax são métodos não invasivos que permitem um estudo sensível do espessamento da parede esofágica como manifestação mais comum da doença e um melhor estudo das manifestações extraluminais. Como existe uma variabilidade considerável nas manifestações clínicas das condições esofágicas, a TC e a RM podem desempenhar papéis primários e complementares no seu diagnóstico e avaliação. O conhecimento dos achados de imagem em métodos axiais associados ao espectro da doença esofágica facilita o diagnóstico preciso e imediato das condições esofágicas e, assim, contribui para um resultado favorável.

Conclusões

A familiaridade do médico radiologista com os aspectos por imagem do esôfago, bem como o reconhecimento dos possíveis diagnósticos diferenciais das patologias que o acomete, são imperativos na obtenção de imagens diagnósticas e detecção de anormalidades relacionadas, evitando o atraso diagnóstico e desfechos desfavoráveis.

Palavras Chave

esôfago; imagem multimodal;

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

Alliança Saúde - São Paulo - Brasil

Autores

LUCAS DE PÁDUA GOMES DE FARIAS, DANIEL GIUNCHETTI STRABELLI, FELIPE DE GALIZA BARBOSA, LUCIA ANTUNES CHAGAS, JOSÉ DE AVILA FERNANDES, ELISA ALMEIDA SATHLER BRETAS, BERNARDO SALGADO PINTO OLIVEIRA, RICARDO DE MAGALHAES SARTIM