Dados do Trabalho


Título

Acurácia da Tomografia Computadorizada com Multidetectores (TCMD) com Protocolo Direcionado no Estadiamento Locorregional do Câncer de Mama

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Avaliar a acurácia da tomografia computadorizada com multidetectores (TCMD) com protocolo direcionado no estadiamento locorregional do câncer de mama.

Material(is) e método(s)

Estudo retrospectivo, unicêntrico, que incluiu pacientes do sexo feminino, diagnosticadas com câncer de mama submetidas à TCMD com contraste para fins de estadiamento. Foram excluídas as pacientes submetidas a quimioterapia neoadjuvante. Alguns exames foram realizados com protocolo convencional, em decúbito dorsal, e outros foram realizados com protocolo dedicado, em decúbito ventral, com posicionamento semelhante à ressonância magnética (RM) das mamas. Os resultados da TCMD foram comparados com a patologia da peça cirúrgica (padrão-ouro).

Resultados e discussão

Foram incluídos 95 pacientes, com idade média de 54 anos (32-85 anos). A maioria dos tumores era do tipo não-especial (66,3%) e do subtipo Luminal (86,3%). A maioria das pacientes realizou cirurgia conservadora na mama (58,9%) e pesquisa de linfonodo sentinela (84,2%). Dos exames de TC, 47 (49,5%) foram realizados em decúbito dorsal e 48 (50,5%) foram realizados em decúbito ventral, com protocolo dedicado para avaliação das mamas. O tumor primário foi identificado na TC em 85 pacientes (89,5%), sendo mais frequentemente nos exames realizados em decúbito ventral (93,8% vs. 85,1%). Os tumores se apresentaram mais comumente como nódulos na TC (68,4%) ou nódulo associado a área de realce não nodular (11,6%). O tamanho do tumor avaliado na TC em decúbito ventral apresentou maior correlação com o tamanho do tumor na peça cirúrgica (r=0,662; p<0,001), quando comparado ao decúbito dorsal (r=0,176; p=0,298). A TC em decúbito ventral apresentou associação com a análise patológica para detecção de multifocalidade/multicentricidade (acurácia de 73%; p=0,032) e presença de linfonodos axilares metastáticos (acurácia de 75%; p=0,003), enquanto a TC em decúbito dorsal não apresentou associação significativa.

Conclusões

A TCMD com protocolo direcionado é viável para avaliar lesões mamárias e linfonodos axilares, podendo fornecer informações adicionais para o estadiamento locorregional, principalmente em serviços onde a RM mamária não é realizada de rotina.

Palavras Chave

Tomografia computadorizada; estadiamento; neoplasia de mama

Arquivos

Área

Mama

Instituições

A C CAMARGO CANCER CENTER - São Paulo - Brasil

Autores

LETICIA MARIA BRAGA MOTA CAVALCANTE, MARIANA LETICIA GALUPO, LAURA SALES DE CARVALHO LIMA, SORAIA QUARANTA DAMIÃO, VINICIUS CARDONA FELIPE, MARIA EDUARDA PARADA VINHAS, CAMILA SILVA BOAVENTURA, BRUNO LIMA MOREIRA, BIANCA MIRANDA LAGO, ALMIR GALVÃO VIEIRA BITENCOURT