Dados do Trabalho
Título
Rins sob pressão: desvendando a hipertensão renovascular
Introdução e objetivo(s)
A hipertensão renovascular é a causa mais comum e potencialmente reversível de hipertensão secundária. No entanto, a estenose da artéria renal é frequentemente encontrada como um achado incidental em exames de rotina. Assim, o conhecimento dos aspectos clínicos dessa patologia é necessário para aumentar a probabilidade pré-teste, e as diferentes modalidades de imagem diagnóstica oferecem subsídios para melhores decisões terapêuticas.
Método(s)
O objetivo deste trabalho é revisar os múltiplos métodos de imagem utilizados no diagnóstico da hipertensão renovascular (HR): protocolos, vantagens, limitações e as principais causas de HR, bem como seus aspectos radiológicos. Abordaremos também as opções de tratamento invasivo (angioplastia renal transluminal percutânea e cirurgia), suas respectivas indicações, complicações dos procedimentos e acompanhamento pós-tratamento.
Discussão
Combinar diferentes métodos diagnósticos na avaliação da hipertensão renovascular (HR) exige uma consideração cuidadosa de vários fatores. Primeiramente, os potenciais benefícios e riscos de cada modalidade diagnóstica devem ser cuidadosamente ponderados em relação ao estado clínico individual do paciente e suas comorbidades.
Além disso, a disponibilidade e viabilidade de cada exame devem ser levadas em conta, já que alguns métodos podem ser mais acessíveis ou menos invasivos do que outros. De modo geral, a combinação de múltiplos métodos diagnósticos pode ser necessária em casos complexos ou quando os testes iniciais são inconclusivos ou apresentam resultados conflitantes. Nesses casos, uma abordagem multidisciplinar envolvendo diversos especialistas pode ser benéfica para determinar a estratégia de testes mais apropriada.
Conclusões
A hipertensão renovascular é uma causa comum de hipertensão secundária e que pode ser suspeitada e diagnosticada através de exames de imagem.
O radiologista desempenha um papel essencial ao definir a melhor abordagem e sequência dos métodos diagnósticos a serem utilizados, fornecendo um relatório claro e conciso para facilitar uma melhor tomada de decisão clínica.
Palavras Chave
hipertensão renovascular; vascular; hipertensão
Arquivos
Área
Abdominal/Trato Geniturinário
Instituições
DASA - São Paulo - Brasil
Autores
EDUARDO GOMES DE MENEZES, MARTIN HORWARTH, CASSIA TAMURA STTEFANO GUIMARAES