Dados do Trabalho
Título
Determinação dos Níveis de Referência de Diagnóstico em Tomografia Computadorizada
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Estabelecer uma base de dados comparável dos Níveis de Referência de Diagnóstico (NRD) dos exames de tomografia computadorizada (TC) de um hospital terciário para diferentes tomógrafos da instituição e realizar comparação aos níveis nacionais.
Material(is) e método(s)
A metodologia da Publicação 135 da Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP) para determinação de NRD foi seguida. Foram coletados dados de dose de radiação de exames de TC de crânio, seios da face, tórax, abdome total e angiotomografia de artérias pulmonares, realizados em quatro tomógrafos de duas unidades da instituição no período de janeiro de 2023 a abril de 2024. Os tomógrafos abrangem quatro modelos de diferentes tecnologias, representando dois fabricantes.
Resultados e discussão
Foram incluídos 627 pacientes adultos (18 a 60 anos), de ambos os sexos, com peso entre 60 e 80 kg para homogeneização das características físicas e evitar outliers devido a grandes diferenças na composição corporal. O NRD estabelecido para a instituição foi menor em comparação ao valor registrado nacionalmente, com destaque para os exames de TC de tórax e seios da face. Diferentes tecnologias com componentes e reconstruções modernas foram capazes de reduzir as doses alcançáveis (DA) em até 90,45%.
Conclusões
O estudo permitiu observar que as doses institucionais estão de acordo com os valores de referência nacionais apresentados na literatura recente. Estes representam ótimos indicadores dos baixos níveis de emissão de radiação com associação aos avanços tecnológicos utilizados exames de TC.
Palavras Chave
Níveis de Referência de Diagnóstico; Tomografia computadorizada; Dose de radiação
Arquivos
Área
Biomedicina
Instituições
Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil
Autores
THAYNÁ RUIZ FERREIRA, LARISSA MARCIANO, FELIPE DE MOURA KIIPPER