Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM DAC SUBMETIDOS À ANGIOTOMOGRAFIA CORONARIANA EM UM HOSPITAL DE SÃO PAULO​

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

O presente trabalho tem como objetivo discutir a relevância da angiotomografia computadorizada de coronárias na prevenção e acompanhamento de eventos cardíacos em pacientes jovens adultos fora da faixa etária tradicionalmente considerada de risco para doença coronariana. Busca-se analisar e descrever o perfil demográfico desses pacientes que procuram o hospital para a realização do exame, detalhando os achados diagnósticos obtidos. Além disso, pretende-se comparar os resultados encontrados com dados previamente publicados na literatura científica, a fim de verificar possíveis padrões ou divergências que possam contribuir para um melhor entendimento da aplicação desse método diagnóstico em uma população jovem.

Material(is) e método(s)

Realizado um estudo restrospectivo de todos os exames angiotomográficos de coronárias realizados em um hospital particular de São Paulo. Foram coletados dados de pacientes que realizaram em equipamentos de 256 ou mais canais, com questionário específico do exame disponivél no sistema.

Resultados e discussão

Os resultados deste estudo mostraram um aumento de 160% na realização de angiotomografias coronarianas e 207% nos diagnósticos positivos em comparação a anos anteriores. Dos pacientes analisados, 16,35% apresentaram alterações, predominando homens com idade entre 35 e 40 anos e sobrepeso. Os principais fatores de risco foram histórico familiar, dislipidemia e hipertensão arterial.
Entre os achados, 76,74% apresentaram escore de cálcio acima de zero, com predomínio de níveis baixos. As artérias mais afetadas foram a descendente anterior, coronária direita e circunflexa, com predominância de placas calcificadas.
O estudo reforça a importância da angiotomografia como ferramenta diagnóstica precoce e eficaz para jovens fora do perfil tradicional de risco, permitindo intervenções preventivas e redução de complicações cardiovasculares.

Conclusões

Este trabalho demonstra que a angiotomografia computadorizada de coronárias é uma ferramenta importante para o diagnóstico e monitoramento precoce da doença arterial coronariana, principalmente em pessoas mais jovens. Os dados obtidos no estudo indicam que muitos pacientes, independentemente da idade, desenvolvem alterações vasculares significativas, necessitando de atenção na prevenção e monitoramento destas.
Esses dados demonstram a importância de continuar investindo em medidas de prevenção, monitoramento e acompanhamento cardíaco para reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, principalmente os jovens.

Palavras Chave

Angiotomografia; DAC; Coronárias

Arquivos

Área

Biomedicina

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

BÁRBARA RIBEIRO BATISTA VAZ DE AZEVEDO, DENNIS HENRIQUE LEANDO DA SILVA, ALEX EVANGELISTA, LUIS FRANCISCO RODRIGUES DE AVILA , MARIA KATIANE DE ALBUQUERQUE