Dados do Trabalho


Título

Tendão calcâneo: estado da arte em lesões tendíneas e achados pós-operatórios

Introdução e objetivo(s)

As lesões tendíneas do calcâneo possuem alta incidência e amplo espectro de acometimento. Os exames de imagem desempenham papel crucial no diagnóstico e acompanhamento destes casos, especialmente a ultrassonografia e a ressonância magnética. Este estudo tem como objetivo revisar a anatomia e tipos de lesão do tendão calcâneo, bem como os seus tratamentos e complicações cirúrgicas, a fim de proporcionar maior assertividade na prática de radiologistas e residentes.

Método(s)

O trabalho utiliza casos didáticos provenientes dos acervos institucionais para revisar, através da correlação com os achados de imagem, os principais tópicos a respeito do tema.

Discussão

O tendão calcâneo é formado pela confluência dos músculos sóleo e gastrocnêmio, designada tríceps sural, sendo considerado o tendão mais forte e mais espesso do corpo humano. Suas patologias podem ser divididas didaticamente em insercionais e não-insercionais. Destacam-se como principais lesões: tendinose, caracterizada por degeneração crônica do tendão; rupturas do tendão, que podem ser parciais ou completas; paratendinite, inflamação da bainha do tendão; deformidade de Haglund, proeminência óssea que irrita o tendão; bursite, inflamação das bursas ao redor do tendão; e manifestações de doenças sistêmicas, como o xantoma tendíneo. Os tratamentos conservadores incluem a imobilização funcional com a colocação de órteses em posição de repouso equino. Já os invasivos são divididos em técnicas de reinserção aberta, com técnicas de fileira única e dupla, e reparo no meio do tendão, que pode ser minimamente invasivo (técnica Achillon) ou aberto, utilizando técnicas como Kessler, Bunell e Krackow, com reforço tendíneo autólogo ou aloenxertos complementares. Por fim, as complicações pós-operatórias do tendão calcâneo, como rerrupturas e infecções, exigem um diagnóstico precoce, tendo nos exames de imagem um forte aliado para sua detecção e direcionamento terapêutico adequado desses casos.

Conclusões

O conhecimento dos principais pontos relacionados às lesões e tratamentos do tendão calcâneo, bem como das suas complicações, é imprescindível para o radiologista contemporâneo. Tal compreensão potencializa a contribuição do radiologista no cuidado a estes pacientes, proporcionando assertividade no diagnóstico das lesões e detecção precoce de possíveis complicações.

Palavras Chave

TENDÃO CALCÂNEO; LESÕES TENDÍNEAS; Imagem musculoesquelética

Arquivos

Área

Ultrassonografia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

GUILHERME BOTTER MAIO ROCHA, LUCAS CHAGAS AQUINO, VITOR TAVARES PAULA, MURILO CAMPOS SILVA, ADHAM DO AMARAL CASTRO, EDUARDO BAPTISTA, PAULO EDUARDO DARUGE GRANDO, DURVAL DO CARMO BARROS SANTOS, LAERCIO ALBERTO ROSEMBERG