Dados do Trabalho
Título
Clique laríngeo (“clicking larynx”) - um fenômeno que você precisa conhecer!
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Apresentar dois casos e discutir brevemente o conceito da síndrome do clique laríngeo (“clicking larynx syndrome”) e possíveis achados de imagem que podem ser associados ao diagnóstico.
História clínica
Caso 1: paciente masculino, 37 anos, queixa de dificuldade para deglutir e para respirar, com relato de sensação de estalo ao deglutir há anos, nega dor.
Caso 2: paciente masculino, 40 anos, queixa de dificuldade / incômodo ao deglutir há cerca de 2 anos.
Discussão e diagnóstico
Ambos os pacientes foram submetidos a estudo de videodeglutoesofagograma, que demonstraram alterações que podem ser observadas em indivíduos com síndrome do clique laríngeo. O paciente 1 ainda foi submetido a estudos de tomografia e ressonância magnética do pescoço, que confirmaram redução da distância entre o osso hioide e cartilagem tireoide, e o paciente 2 a estudo de tomografia computadorizada, que demonstrou a presença de possível componente inflamatório crônico junto à lâmina esquerda da cartilagem tireoide, possivelmente relacionado ao impacto durante a deglutição.
O clique laríngeo é um fenômeno relacionado à sensação ou fenômeno audível de estalo ou “clique” durante a mobilização das estruturas faringolaríngeas na deglutição, possivelmente por atrito entre as estruturas anatômicas. Embora relativamente incomum e pouco conhecida entre médicos generalistas e radiologistas, essa queixa pode representar incômodo a alguns pacientes, e pode ou não vir acompanhada de dor. Segundo relatos da literatura, o início dos sintomas do fenômeno parece mais frequente em pacientes adultos jovens e mulheres. Algumas variações anatômicas são apontadas como possíveis responsáveis pelo aparecimento do fenômeno, particularmente o encurtamento da distância entre o osso hioide e cartilagem tireoide, proeminência do corno superior da cartilagem tireoide, e impacto do corno maior do osso hioide contra a coluna. Outra condição possivelmente relacionada é a síndrome do hioide, manifestação predominantemente dolorosa de fenômeno de mesma natureza. O tratamento depende da alteração morfológica associada, e inclui desde orientações até a possibilidade de cirurgia corretiva da eventual deformidade predisponente.
Conclusões
O conhecimento dos possíveis achados de imagem associadas à síndrome do clique laríngeo é fundamental para identificação do fenômeno, e a familiarização de radiologistas e fonoaudiólogos com o diagnóstico é imprescindível.
Palavras Chave
Clicking Larynx; Clique laríngeo; Laringe
Arquivos
Área
Cabeça e Pescoço
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
THIAGO AUGUSTO VASCONCELOS MIRANDA, ANDRÉ FILIPE DIAS FORMIGA, KARLA LUCCA CARDOSO DE OLIVEIRA, JULIANA TONIOLO, FLAVIA ISSA CEVASCO, CAROLINA RIBEIRO SOARES