Dados do Trabalho


Título

Lesões por uso excessivo em jovens atletas

Introdução e objetivo(s)

A participação de crianças e adolescentes em atividades esportivas tem uma série de benefícios físicos e psicossociais, mas desequilíbrios entre carga de treinamento e recuperação podem tornar essa interação prejudicial, levando a lesões por uso excessivo. Elas são responsáveis ​​por até 30-50% das lesões esportivas pediátricas e podem levar à retirada de atividades físicas, dor crônica e comprometimento da qualidade de vida.
Neste trabalho, pretendemos fornecer informações e orientações para radiologistas ao lidar com atletas pediátricos, retratando uma revisão detalhada das lesões por uso excessivo, mostrando como diferenciá-las das traumáticas e sublinhando as armadilhas mais frequentemente encontradas na interpretação de imagens.

Método(s)

Selecionamos casos bem documentados de nosso arquivo digital institucional, muitas vezes correlacionando descobertas de diferentes métodos de imagem.

Discussão

Lesões por uso excessivo ocorrem devido a microtraumas cumulativos no osso, músculo ou tendão após estresse repetitivo e recuperação insuficiente. Se não forem prevenidas, podem desencadear alterações degenerativas precoces, levando à fraqueza e dor crônica.
As palavras-chave para entender essas lesões são "muito, muito rápido, muito cedo". Os sintomas podem começar com um leve desconforto após a atividade física e devem soar um alarme quando começam a ocorrer durante a atividade e prejudicam o desempenho.
Cada atividade esportiva terá um impacto diferente em diferentes grupos musculares e articulações. Nesse sentido, o radiologista deve conhecer as lesões envolvidas em cada tipo de esporte, seus mecanismos de ocorrência e os achados de imagem que devem ser procurados em pacientes esportivos pediátricos.

Conclusões

A assertividade do radiologista na detecção de lesões por esforço excessivo em atletas jovens é um fator fundamental para seu manejo adequado, permitindo o início da reabilitação e evitando danos crônicos de lesões não tratadas.

Palavras Chave

esporte; Shoulder Sports Injuries

Arquivos

Área

Sistema Musculoesquelético

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

THIAGO JOSÉ PINHEIRO LOPES, VITOR DORNFELD BICHUETTE, THAIS SAYURI KUWAZURU, VIVIANE SAYURI YAMACHIRA, RENATA FERNANDES BATISTA PEREIRA, DENISE TOKECHI AMARAL, EDUARDO LUIS BIZETTO, AFRÂNIO DOS REIS TEIXEIRA NETO, GABRIELA RIBEIRO CAMERIN, RENATA VIDAL LEÃO, MARCOS FELIPPE DE PAULA CORRÊA