Dados do Trabalho
Título
O MAESTRO EM CRISE: EXPLORANDO AS ETIOLOGIAS DAS ALTERAÇÕES BILATERAIS NOS GLOBOS PÁLIDOS
Introdução e objetivo(s)
Os núcleos da base desempenham papel essencial no controle da atividade motora extrapiramidal, além de participarem de funções cognitivas, emocionais e de memória. A sua ampla participação em mecanismos neurocognitivos exige elevado custo energético, resultando em alta atividade metabólica e rico suprimento sanguíneo. Dentre as estruturas que compõem os núcleos da base, destacam-se os globos pálidos, que possuem características únicas como maior quantidade de mitocôndrias, maior suprimento vascular e elevada concentração de neurotransmissores quando comparados a outras áreas cerebrais. A sua alta atividade metabólica e maior utilização de glicose e oxigênio os tornam, no entanto, vulneráveis a anormalidades metabólicas e a diversos processos patológicos sistêmicos. Dentre as condições que afetam os globos pálidos, destacam-se intoxicações exógenas, doenças genéticas, doenças metabólicas, alterações vasculares, dentre outras.
Este ensaio pictórico tem por objetivo descrever e reconhecer os padrões de imagem mais comumente relacionados às diversas afecções dos globos pálidos.
Método(s)
Análise retrospectiva multicêntrica de casos com alterações bilaterais dos globos pálidos obtidos de base de dados. Foram revisados exames de ressonância magnética, com ênfase nos padrões radiofenotípicos das alterações dos globos pálidos. Os dados foram comparados com a literatura para validação dos achados.
Discussão
Os casos analisados demonstram os diversos padrões de imagem observados nas alterações dos globos pálidos, agrupando-as de acordo com alterações nas sequências básicas (T1 e T2), sequências avançadas e nas estruturas adjacentes, como substância branca e outros núcleos da base. Algumas das alterações de destaque são: hipersinal em T1, que pode corresponder a intoxicação por manganês; necrose e hipersinal em T2 nas intoxicações agudas, como por monóxido de carbono e metanol; hipointensidade em T2 relacionadas aos distúrbios do cálcio e algumas doenças genéticas; restrição à difusão, como nas encefalopatias urêmicas e hipóxicas e na intoxicação por vigabatrina; hipointensidade em T2 associadas a deposição de ferro nos casos de intoxicação por solventes.
Conclusões
A identificação das doenças que afetam os globos pálidos tem como peça chave uma boa anamnese, por vezes, testes laboratoriais específicos, entretanto, o reconhecimento de padrões de imagem clássicos pode auxiliar no direcionamento diagnóstico, permitindo diagnóstico e tratamento precoces e evitando custos desnecessários ao paciente e ao sistema de saúde.
Palavras Chave
GLOBOS PÁLIDOS; NEUROMETABÓLICAS; NÚCLEOS DA BASE
Arquivos
Área
Neurorradiologia
Instituições
Beneficiencia portuguesa de sao paulo - São Paulo - Brasil, Diagnóstico da América SA (DASA) - São Paulo - Brasil, Fleury medicina e saude - São Paulo - Brasil, Santa casa de São paulo - São Paulo - Brasil
Autores
LETICIA VICTORAZZO LOUZADA, ISIS FARIA PRADO, MANOEL HENRIQUE FONSECA BARBOSA, NARRIMAN PATU HAZIME, HENRIQUE ELIAS SCALET, MAURICIO JOSÉ CARDOSO PEDREIRA, BEATRIZ HELENA MAIA TOURÃO, GABRIEL GUILHERME NUNES POZZER, ANGELO CHELOTTI DUARTE, FELIPE TORRES PACHECO, THIAGO LUIZ PEREIRA DONOSO SCOPPETTA, LÁZARO LUIS FARIA DO AMARAL, RENATO HOFFMANN NUNES, ANTÔNIO JOSÉ DA ROCHA, ANTÔNIO CARLOS MARTINS MAIA JUNIOR