Dados do Trabalho


Título

APENDIC-RADS: Padronização da Avaliação Ultrassonográfica na Diagnóstico da Apendicite Aguda em Crianças

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Este estudo propõe a implementação e validação do Appendix Imaging Reporting and Data System (APENDIC-RADS) para padronizar a avaliação ultrassonográfica da apendicite aguda em pacientes pediátricos (0 a 16 anos). O objetivo foi avaliar sua eficácia na descrição objetiva de sinais clínicos e na estratificação de risco.

Material(is) e método(s)

Estudo retrospectivo envolvendo 356 pacientes com suspeita de apendicite aguda atendidos em um hospital geral, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Todos os participantes realizaram ultrassonografias abdominais utilizando protocolos padronizados. Os achados foram categorizados de acordo com os critérios do APENDIC-RADS, que variam de 0 (apêndice não visualizado), 1 (apêndice norma), 2 (apêndice provavelmente normal ou parcialmente visualizado), 3 (apendicite não pode ser excluída), 4 (sinais de apendicite) a 5 (sinais de apendicite com complicação). A confirmação diagnóstica baseou-se na análise histopatológica ou acompanhamento clínico.

Resultados e discussão

O sistema APENDIC-RADS demonstrou uma taxa de visualização do apêndice de 66,5%. Houve correlação significativa entre categorias superiores do APENDIC-RADS (4 e 5) e diagnóstico confirmado de apendicite (p < 0,001). O modelo atingiu sensibilidade de 87,9% e especificidade de 93,8% para excluir apendicite em categorias baixas (APENDIC-RADS 1 e 2). Os valores preditivos positivo e negativo foram de 93,5% e 99%, respectivamente. Dos casos classificados como APENDIC-RADS 3, 33% foram submetidos à tomografia computadorizada, sendo confirmado o diagnóstico de apendicite em apenas um caso, os demais foram apenas observados clinicamente e tiveram o diagnóstico de apendicite descartado.

Conclusões

O APENDIC-RADS mostrou-se uma ferramenta eficaz para padronizar a avaliação ultrassonográfica da apendicite pediátrica, com excelente desempenho diagnóstico. A categorização proposta facilita a comunicação entre profissionais de saúde, auxilia na tomada de decisões clínicas e promove a padronização no manejo dos pacientes. Estudos futuros devem explorar sua integração prática e impacto nos desfechos clínicos.

Palavras Chave

APENDIC-RADS; Apendicite Aguda;

Arquivos

Área

Pediatria

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

VITOR CARMINATTI ROMANO, HUGO RIBEIRO FRANCO, FABIANA GUAL ORANGES, MÁRCIA WANG MATSUOKA, RENATA MARCASSO COPETTI, NATÁLIA TAVARES MELO BARROS LIMA, MIGUEL JOSÉ FRANCISCO NETO, YOSHINO TAMAKI SAMESHIMA