Dados do Trabalho
Título
ESTADIAMENTO LOCORREGIONAL DE PACIENTES COM CARCINOMAS MAMÁRIOS INVASIVOS DO SUBTIPO LUMINAL COM PET/CT COM 18F- FLUOROESTRADIOL (FES)
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Avaliar a acurácia diagnóstica do PET/CT com 18F-FES em decúbito ventral no estadiamento locorregional de mulheres com carcinoma mamário invasivo do subtipo luminal.
Material(is) e método(s)
Estudo prospectivo unicêntrico que incluiu mulheres com diagnóstico de carcinoma mamário invasivo do subtipo luminal (receptor de estrogênio [RE] > 1%) no período de março à setembro de 2024. As pacientes foram submetidas ao exame de PET/CT com 18F-FES, realizado em decúbito ventral, antes do início do tratamento. Os resultados foram comparados com resultados da RM das mamas, dados histológicos e imunohistoquímicos do tumor.
Resultados e discussão
Foram incluídas 37 pacientes; idade média de 49 anos. A maioria dos tumores era do tipo não-especial (94,4%), grau histológico II (64,9%), grau nuclear 3 (78,4%) e subtipo Luminal B (59,5%). O tamanho médio do tumor foi de 31 mm (9-120 mm); 80.6% apresentaram-se como nódulos e 19,4% lesões não-nodulares. Quanto ao estadiamento, 37,8% eram T1 e 56,8% T2, com 25% apresentando comprometimento linfonodal ao diagnóstico. Apenas um dos pacientes apresentou sinais de comprometimento secundário nos exames de estadiamento. No exame de PET/CT, observou-se concentração anômala do 18F-FES em 31 (83,8%) dos tumores principais, com SUVmax médio de 2,8 (desvio-padrão: 1,5; variação: 0,9 a 6,7). A concentração do 18F-FES foi maior nos tumores que se apresentaram como lesões nodulares, com maiores dimensões e maior expressão de RE. Na RM das mamas, foram identificadas outras lesões adicionais em 14 pacientes (37,8%), sendo 12 na mesma mama e 2 na mama contralateral. Pelo menos 11 destas lesões foram confirmadas como malignas após biópsia, das quais 6 (54,5%) apresentaram concentração anômala do 18F-FES. Das 9 pacientes com linfonodos axilares positivos confirmados por biópsia, 7 (77,8%) apresentavam concentração anômala do 18F-FES na axila. Não foram observados resultados falso-positivos nos exames de PET/CT com 18F-FES na avaliação das mamas ou axilas.
Conclusões
O PET/CT com 18F-FES mostrou-se ser um recurso complementar importante no estadiamento locorregional do câncer de mama, especialmente nos tumores que se apresentam como lesões nodulares, com maiores dimensões e maior expressão de RE.
Palavras Chave
18F-FES PET; Breast cancer; estrogen receptor
Arquivos
Área
Mama
Instituições
A.C.CAMARGO CANCER CENTER - São Paulo - Brasil
Autores
KARINA KUHL ZOGHBI, SORAIA QUARANTA DAMIÃO, EDUARDO NÓBREGA PEREIRA LIMA, RUBENS CHOJNIAK, JULIANA DE OLIVEIRA SOUZA, ALMIR GALVÃO VIEIRA BITENCOURT