Dados do Trabalho


Título

Panturrilha: muito além da TVP - o que todo imaginologista deve saber

Introdução e objetivo(s)

A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição frequente, no entanto, o diagnóstico pode ser desafiador, uma vez que diversas outras patologias podem mimetizar ou causar sintomas semelhantes aos da TVP, como cistos de Baker, aneurismas da artéria poplítea, abscessos, celulites, lesões musculares, neoplasias, necrose muscular e fraturas ocultas. Por conseguinte, este projeto tem como objetivo apresentar os diagnósticos diferenciais de TVP em membros inferiores e suas respectivas apresentações à ultrassonografia.

Método(s)

Foi realizado um ensaio pictórico para mostrar através dos exames de imagens os principais diagnósticos diferenciais de trombose venosa profunda dos membros inferiores. Foram analisadas as características específicas de diferentes condições, como cistos de Baker roto, aneurismas da artéria poplítea, abscessos, celulites, lesões musculares, neoplasias, necrose muscular e fraturas ocultas.

Discussão

A ultrassonografia se mostrou como uma ferramenta crucial para o diagnóstico preciso e para a diferenciação de diversas condições que podem simular a trombose venosa do membro inferior. As condições discutidas, como os cistos de Baker, aneurismas da artéria poplítea, abscessos, celulites, lesões musculares, neoplasias, necrose muscular e fraturas ocultas, apresentam características específicas à ultrassonografia . Os cistos de Baker apresentam-se como imagens císticas na fossa poplítea, podendo apresentar sinais de ruptura com extensão aos planos miofasciais do gastrocnêmio medial ; os aneurismas apresentam-se como dilatações fusiformes arteriais; as hérnias, por exemplo, tibial anterior observa-se herniação do ventre muscular tibial anterior; as infecções podem ser detectadas através de coleções; já a necrose muscular é caracterizada por áreas heterogêneas com realce acústico posterior; as fraturas ocultas podem ser identificadas pela descontinuidade no osso cortical e aumento do fluxo vascular ao redor da área afetada; e as roturas mio tendinosas podem ser vistas por áreas de descontinuidade nas áreas de transição miotendínea .

Conclusões

A ultrassonografia é fundamental para um diagnóstico preciso e para a diferenciação entre TVP e outras condições que afetam os membros inferiores. Sua capacidade de revelar características específicas de diversas patologias torna-a importante para evitar
diagnósticos errôneos, permitindo proporcionar um tratamento adequado aos pacientes.

Palavras Chave

Doppler Ultrasound; Diagnósticos diferenciais TVP; Ultrasound

Arquivos

Área

Ultrassonografia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

MARCELA CELIBERTI SOVERAL, GUSTAVO KHOURI, MÁRCIO GULINELLI, VICTOR ARTHUR OHANNESIAN, PEDRO HENRIQUE MACHADO CARANI, GUILHERME CICONELLI DEL GUERRA, VICTOR ARANTES JABOUR, CARLOS AUGUSTO VENTURA, MIGUEL JOSÉ FRANCISCO NETO, CESAR AUGUSTO PASSOS BRAGA, MARCELO ROCHA CORRÊA DA SILVA, MARCOS ROBERTO GOMES DE QUEIROZ