Dados do Trabalho
Título
QUERATOCISTOS ODONTOGÊNICOS: TC e RM - ENSAIO PICTÓRICO
Introdução e objetivo(s)
Os queratocistos odontogênicos (QO) são cistos benignos que representam cerca de 10% de todos os cistos odontogênicos, podendo apresentar um comportamento agressivo com uma taxa de recorrência elevada, particularmente quando estão associados a síndromes. Acometem principalmente a mandíbula, com pico de incidência entre a 2ª e 3ª década de vida. Este estudo tem como objetivo apresentar os achados de imagem dos QO, com foco na ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC), de modo a fornecer informações importantes que auxiliem no diagnóstico diferencial, planejamento terapêutico e seguimento pós-tratamento.
Método(s)
Este ensaio pictórico foi realizado com casos ilustrativos dos arquivos digitais dos nossos departamentos, como forma de ilustrar diferentes casos de queratocistos odontogênicos e de seus principais diagnósticos diferenciais (ameloblastoma e cisto dentígero) em exames de TC e RM.
Discussão
Entre as principais técnicas de imagens utilizadas para avaliar o queratocisto odontogênico estão a TC e RM. A TC possibilita a avaliação tridimensional para melhor planejamento cirúrgico, é capaz de demonstrar a densidade interna da lesão e as suas relações com estruturas adjacentes (deslocamento e reabsorção dentária, relação com o seio maxilar e canal mandibular). Tipicamente, a lesão é radiolucente e unilocular, com crescimento característico ao longo do maior eixo na mandíbula (mesiodistal), o que determina menor efeito expansivo. A RM é complementar à TC, e fornece valiosas informações da composição do cisto e suas relações com as partes moles adjacentes. O sinal da lesão na RM é variável, com predomínio de moderado sinal nas sequências ponderadas em T1, e sinal heterogêneo em T2, apresentando um realce periférico fino e regular pelo gadolínio.
O achado mais característico do QO na RM é a acentuada restrição à difusão das moléculas de água, com baixo valor de ADC, em função de sua composição de conteúdo queratinoso, fornecendo subsídios importantes para o diagnóstico diferencial em relação a outras lesões da mandíbula e maxila, especialmente o ameloblastoma.
Conclusões
A RM e TC desempenham um papel fundamental na avaliação por imagem dos queratocistos odontogênicos, fornecendo informações preciosas no diagnóstico diferencial, planejamento terapêutico e controle pós-tratamento.
Palavras Chave
Queratocistos; cistos odontogênicos; lesões mandibulares
Arquivos
Área
Cabeça e Pescoço
Instituições
Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas FMUSP (InRad) - São Paulo - Brasil
Autores
LEONARDO BANDEIRA ANDRADE, ELOISA MARIA MELO SANTIAGO GEBRIM, REGINA LUCIA ELIA GOMES, JESSICA LEMOS LEITE GOMES, MARIO PADULA, RODRIGO WATANABE MURAKOSHI, BRUNO CASOLA OLIVETTI, ISABELA DOS SANTOS ALVES, ULA LINDOSO PASSOS