Dados do Trabalho
Título
Abordagem Sistemática no Diagnóstico de Tumores Desmoides de Extremidades com Técnicas Convencionais e Avançadas de Ressonância Magnética: Dicas e Truques
Introdução e objetivo(s)
Os tumores desmoides são neoplasias mesenquimais benignas caracterizadas histologicamente pela proliferação de fibroblastos e miofibroblastos. Classicamente são infiltrativos e tendem a ter recorrência local. O diagnóstico precoce é essencial para um desfecho positivo e a ressonância magnética (RM) é o método de imagem de escolha para o planejamento cirúrgico e o controle pós-operatório. O objetivo do estudo é sistematizar a abordagem diagnóstica desses tumores com a RM.
Método(s)
Foram selecionados casos de pacientes submetidos à RM para avaliar lesões tumorais passíveis de serem tumores desmoides, ou quando esse diagnóstico era uma das possibilidades principais. A partir disso, foram elaborados pontos-chaves na interpretação das imagens visando obter uma conclusão diagnóstica mais acurada.
Discussão
Ao se deparar com um tumor sólido, deve-se inicialmente avaliar se há alguma área de hiperintensidade em T1. Tendo uma resposta positiva, os diagnósticos diferenciais devem conter lesões com sangue, gordura ou melanina. Nesses casos, os tumores desmoides não são hipóteses prováveis.
O segundo passo é analisar se há foco ou banda de hipointensidade em T2 e como essas áreas se comportam nas sequências T2* ou SWI. O passo seguinte é avaliar o valor do ADC. Lesões com baixo sinal em T2 e alto no T2* associado a ADC entre 1,1 e 1,8 são altamente sugestivas de tumores desmoides.
Essa forma de sistematizar permite a realização de diagnósticos diferenciais distintos. Linfoma de células T “tipo paniculite”, sarcoma de alto grau, linfoma de Hodking, lipossarcoma pleomórfico e sarcoma de Ewing são algumas das etiologias passíveis de serem sugeridas com tal esquematização.
Conclusões
O diagnóstico dos tumores desmoides pode ser desafiador e a RM é o método de imagem de escolha. A tentativa de estruturação de um protocolo para a adequada avaliação de lesões tumorais sólidas pode ser uma forma de aumentar o grau de certeza do radiologista e ,consequentemente, possibilitar o diagnóstico precoce de doenças que podem ter desfechos desfavoráveis quando negligenciadas.
Palavras Chave
DESMOIDE; TUMOR DESMOIDE; FIBROMATOSE
Arquivos
Área
Sistema Musculoesquelético
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
SÉRGIO FERREIRA ALVES JÚNIOR, MATEUS PEREIRA DOS SANTOS GOMES, ANDREY FILLIP THOMAZ RIBEIRO, FLAVIA MARTINS COSTA