Dados do Trabalho
Título
Mapeando o peritônio: uma revisão de literatura sobre anatomia, neoplasias e doenças inflamatórias na radiologia
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
1. Revisar a anatomia do peritônio e abordar as principais doenças relacionadas, destacando os achados de imagem.
2. Explorar a contribuição dos métodos de imagem para o diagnóstico diferencial e o planejamento terapêutico das doenças peritoneais.
Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases eletrônicas científicas, como SciElo, PubMed e Scopus, utilizando os descritores "peritoneal anatomy”, "peritoneal diseases”, "imaging findings" e “radiology". Os critérios de inclusão são artigos publicados entre os anos de 2004 e 2024, publicados em inglês, português ou espanhol. Artigos de revisão, estudos de caso e pesquisas originais foram incluídos.
Discussão
O peritônio é uma membrana serosa que reveste a cavidade abdominal e seus órgãos, dividindo-se em parietal e visceral e visível em exames de imagem quando alterado. Ele inclui dois compartimentos principais: o saco maior e a bolsa omental. O peritônio pode ser afetado por doenças primárias e secundárias, neoplásicas ou não. Espessamento do peritônio, massas, acúmulo de líquido ou gás, além de calcificações, são os principais achados nos exames de imagem. As lesões secundárias são as mais comuns e são potenciais fontes de material biológico para a identificação do sítio primário. Tanto líquido livre quanto gás na cavidade peritoneal indicam estruturas afetadas pelo trauma, sugerindo respectivamente lesões de órgãos sólidos e vísceras ocas. A carcinomatose peritoneal é uma manifestação neoplásica secundária desafiadora, por vezes necessitando da avaliação combinada de diferentes métodos de imagem, sendo a tomografia computadorizada a principal ferramenta utilizada. Outras condições, como pseudomixoma peritoneal, linfomas e peritonite, apresentam achados mais característicos nos exames de imagem.
Conclusões
O peritônio é um órgão acometido por diversas doenças, tanto neoplásicas quanto inflamatórias. As ferramentas propedêuticas iniciais incluem os exames de imagem, porém ainda há grandes discrepâncias entre as informações obtidas com a propedêutica imaginológica e os achados cirúrgicos na atualidade. Um diagnóstico preciso e a avaliação detalhada das estruturas peritoneais ainda são um desafio para o radiologista e o refinamento da interpretação dos exames de imagem pode contribuir para maior precisão no diagnóstico, avaliação da evolução da doença e, consequentemente, sucesso terapêutico.
Palavras Chave
Peritônio; Cavidade peritoneal; Fluido peritoneal
Arquivos
Área
Abdominal/ Trato Digestório
Instituições
Hospital de Base do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil
Autores
MARIANA LINHARES BARBOSA, ISABELA CRISTINA PIRES MACHADO, ANA CAROLINA REZENDE DE FREITAS CRAVO