Dados do Trabalho


Título

A verdadeira beleza vem de dentro: quando o conteúdo intestinal ajuda a fazer o diagnóstico

Introdução e objetivo(s)

Na radiologia gastrointestinal, avaliamos cuidadosamente as paredes das alças intestinais, procurando por lesões, realces anormais, estenoses, distensão ou lesões expansivas. Por vezes vezes negligenciado, o conteúdo das alças intestinais pode nos fornecer informações importantes sobre a condição clínica do paciente e ajudar a estabelecer um diagnóstico com maior confiança. O objetivo deste estudo é revisar o trânsito dos alimentos através das alças intestinais, bem como suas características fisiológicas e patológicas nos métodos de imagem axial (tomografia computadorizada e ressonância magnética).

Método(s)

Através de imagens ilustrativas de exames de tomografia computadorizada e de ressonância magnética, junto com desenhos e textos, iremos abordar o aspecto normal e patológico do conteúdo intestinal. O trabalho é em forma de revisão, abordando também a literatura recente sobre o tema.

Discussão

Diferentes patologias do trato gastrointestinal e mesmo sistêmicas podem afetar o conteúdo intestinal.
Quando nos deparamos com um processo inflamatório infeccioso, uma gastroenterite, podemos encontrar conteúdo líquido nas alças do cólon. Já em obstruções de delgado, observamos o contrário, muito comumente pode ser encontrado a "fecalização" do conteúdo do delgado, ou seja, a presença de conteúdo sólido nessas alças e que muitas vezes nos ajudam a encontrar um ponto de obstrução.
Também devemos conhecer patologias específicas como a síndrome da obstrução intestinal distal, comum em pacientes com fibrose cística, em que o conteúdo intestinal torna-se espesso, por vezes com maior densidade e que levam a estase fecal.
Corpos estranhos, bezoares, dispositivos de suporte clínico também podem ser encontrados no interior de alças intestinais e é primordial o reconhecimento, posicionamento e potenciais complicações.

Conclusões

Embora negligenciado, olhar para o conteúdo intestinal quando laudamos exames que contenham o trato gastrointestinal pode nos dar informações adicionais e algumas vezes até ajudar a diagnosticar algumas patologias específicas. Além disso, a correta colocação de dispositivos de suporte clínico, corpos estranhos, bezoares, entre outros, são informações importantes que todo médico radiologista precisa conhecer.

Palavras Chave

trato gastrointestinal; conteúdo fecal; intestino

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

DASA - São Paulo - Brasil, UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

MARTIN HORWARTH, FERNANDA GAROZZO VELLONI, DANIEL LAHAN-MARTINS, CASSIA TAMURA STTEFANO GUIMARAES, JOÃO MANOEL MIRANDA MAGALHÃES SANTOS, LEONARDO KAYAT BITTENCOURT, ROBERTO BLASBALG