Dados do Trabalho
Título
Aparelho Ungueal: Principais Patologias na Ultrassonografia Dermatológica de Alta Frequência
Introdução e objetivo(s)
O aparelho ungueal apresenta uma anatomia complexa, que resulta em diversos sítios potenciais para o desenvolvimento de patologias. Este estudo tem como objetivo descrever e ilustrar sua anatomia e as principais condições patológicas diagnosticadas pela ultrassonografia dermatológica de alta frequência (USDAR).
Método(s)
Trata-se de um trabalho de pesquisa descritiva e de revisão bibliográfica.
Discussão
A anatomia complexa do aparelho ungueal é constituida pelas lâminas ungueais, de aspecto hiperecogênico, são formadas por queratina compactada e proporcionam resistência mecânica. O leito ungueal, localizado abaixo da lâmina, apresenta ecogenicidade reduzida e contém tecido conjuntivo vascularizado, essencial para o suporte da lâmina. Já a matriz ungueal, situada na porção proximal do aparelho, é responsável pela formação da lâmina e apresenta ecotextura homogênea e hipoecogênica. E por fim a prega ungueal, estrutura de revestimento, protege o aparelho ungueal e pode ser sede de diversas patologias.
Para USDAR, utilizam-se sondas de alta frequência (acima de 18 MHz), que garantem boa visualização e a utilização de grande camada de gel ou imersão na água, minimizam artefatos. Entre as patologias da lâmina ungueal, destacam-se a onicocriptose (penetração da lâmina nos tecidos adjacentes), a retroníquia (curvatura anormal da lâmina em direção ao leito) e a onicomicose (espessamento e irregularidade com detritos subungueais). No espaço periungueal, o cisto mucoso digital é uma estrutura anecoica ou hipoecogênica, e a paroníquia apresenta espessamento e aumento da vascularização, podendo indicar infecção. A melanoníquia, uma banda hiperpigmentada, pode ser diferenciada entre causas benignas e melanoma subungueal. Neoplasias benignas, como onicomatricoma e onicopapiloma, são identificadas por alterações estruturais e aumento da vascularização ao Doppler, assim como distrofia ungueal canalicular e tumor fibroso.
Conclusões
A caracterização ultrassonográfica do aparelho ungueal permite auxílio diagnóstico e melhor planejamento terapêutico, além de possibilitar a exclusão de diagnósticos diferenciais.
Palavras Chave
Aparelho ungueal; ultrassom dermatológico; patologias da unha
Arquivos
Área
Ultrassonografia
Instituições
Instituto Lapidare - São Paulo - Brasil, Radiologia Rede D'or São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
DEISE VARGAS, AMANDA MARTINS RIBEIRO DOS SANTOS, ANDREZZA CAVALCANTE SILVA SARLI, ANTONIO HELDER ARRAIS FILHO, FRANCISCO VINICIUS ARRAIS, LEILA RIEDEL MARINS, MARCO ANDRADE BIANCHI