Dados do Trabalho


Título

Características típicas de linfonodos atípicos.

Introdução e objetivo(s)

Os linfonodos desempenham um papel essencial no sistema imunológico, e alterações em seu tamanho, forma e ecogenicidade podem indicar diferentes condições patológicas. Na maioria dos casos, essas alterações são reacionais, ou seja, ocorrem como resposta a processos inflamatórios ou infecciosos. No entanto, em algumas situações, podem estar associadas a doenças mais agressivas, incluindo neoplasias malignas.
Este ensaio pictórico tem como objetivo revisar a anatomia das cadeias de linfonodos cervicais, destacar as principais características ultrassonográficas dos linfonodos atípicos, correlacionar os achados de imagem com dados clínicos e ilustrar com casos pediátricos avaliados pelo nosso grupo de radiologia pediátrica de um hospital quaternário de São Paulo.

Método(s)

Casos pediátricos avaliados pelo nosso grupo de radiologia pediátrica de um hospital quaternário de São Paulo: doença da Arranhadura do Gato, Linfadenite por Bacilo de Calmette-Guérin (BCG), Linfonodos Linfomatosos, Linfadenite por Streptococcus e Metástase de Tumor de Tireoide.

Discussão

A imagem tem um papel fundamental na avaliação dos linfonodos, especialmente quando apresentam características atípicas ou quando não há resolução do quadro com o tratamento clínico. A ultrassonografia é um método valioso para essa avaliação, permitindo analisar o tamanho, a distribuição, a ecogenicidade, as características do córtex e hilo, além da vascularização dos linfonodos.
Em um processo inflamatório típico, os linfonodos costumam manter características como: dimensões regulares, presença do hilo gorduroso, córtex fino e fluxo hilar preservado. No entanto, algumas patologias podem levar ao aparecimento de características atípicas dos linfonodos. Embora essas alterações não sejam patognomônicas, alguns padrões podem estar associados a patologias específicas.

Conclusões

A avaliação dos linfonodos por ultrassonografia é uma ferramenta essencial na prática clínica, especialmente quando há características atípicas. Embora a maioria dos linfonodos aumentados sejam reacionais e decorrentes de processos inflamatórios ou infecciosos, é fundamental reconhecer padrões ultrassonográficos sugestivos de outras patologias.

Palavras Chave

linfonodos; linfadenite; LINFOMA

Arquivos

Área

Pediatria

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

NATÁLIA LIMA TAVARES DE MELO BARROS LIMA , FABIANA GUAL ORANGES, RENATA MARCASSO COPETTI, VITOR CARMINATTI ROMANO, RAFAELA FERNANDES PALHARES, MARCIA WANG MATSUOKA, YOSHINO TAMAKI SAMESHIMA