Dados do Trabalho
Título
Compressão Axial na Coluna Lombar: Indicações, Como Fazer e Interpretar
Introdução e objetivo(s)
O espaço dentro do canal espinhal varia de acordo com a postura, com diminuição de sua amplitude durante a ortostase, na qual a coluna encontra-se estendida e sob a ação gravitacional. No entanto, a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) lombar são normalmente realizadas em decúbito, com os quadris e joelhos em leve flexão e livres dos efeitos da gravidade. Cria-se uma posição que alivia os sintomas do paciente, em vez de provocá-los.
Schonstrom et al. mostram que a constrição da cauda equina para uma área transversa do saco dural (ATSD) menor que 75mm2 afeta a função normal das raízes nervosas. Sem o estudo dinâmico, o valor da área axial pode ser superestimado, mascarando uma estenose importante.
Dessa forma, o objetivo é demonstrar o efeito mecânico da carga axial no canal vertebral lombar, durante a realização da RM ou TC, simulando a carga fisiológica da ortostase, na posição supina, com a utilização de um dispositivo de compressão axial.
Método(s)
Utilização de dispositivo de compressão axial, equipado com balança digital sonorizada, com paciente na mesa de exame em posição supina e membros inferiores estendidos. A balança sonorizada acusa tentativas do paciente de flexionar os joelhos e aliviar a carga.
Início do estudo de 5 a 10 minutos após submeter o paciente a carga axial equivalente a 50% de seu peso corporal, realizando cortes axiais paralelos ao disco.
Discussão
Durante o estudo dinâmico, são valorizados os achados de:
- Estenose relativa: ATSD <100mm2,
- Estenose absoluta: ATSD < 75mm2.
- Deformidades localizadas do saco dural (discal, facetária, recesso lateral, ligamento amarelo, cisto sinovial, gordura epidural posterior).
- Aparecimento dos sintomas durante a carga.
Conclusões
Uma carga axial equivalente a 50% do peso corporal em posição supina simula morfologicamente a coluna lombar em ortostase.
A RM lombar dinâmica é recomendada em pacientes com ciática, claudicação neurogênica ou quando a ASD em qualquer localização discal for igual ou menor do que 130mm² na posição convencional.
A especificidade diagnóstica de estenose de canal aumenta consideravelmente quando o paciente é submetido a carga por compressão axial da coluna lombar.
Palavras Chave
Compressão axial; estenose do canal vertebral; Ressonância Magnética
Arquivos
Área
Sistema Musculoesquelético
Instituições
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência - São Paulo - Brasil
Autores
DANILO TOKECHI AMARAL, LAZARO LUIS FARIA DO AMARAL