Dados do Trabalho
Título
A IMPORTÂNCIA DO DELINEAMENTO RADIOTERÁPICO EM IMAGENS TOMOGRÁFICAS
Introdução e objetivo(s)
A radioterapia objetiva entregar uma alta dose de radiação no alvo de tratamento, poupando ao máximo os tecidos sadios adjacentes. Para isso, inicialmente é realizada uma simulação tomográfica, a fim de obter uma melhor definição do volume alvo a ser tratado e o delineamento dos órgãos sadios adjacentes. Na etapa do delineamento é quantificada a dose de radiação que cada órgão receberá durante o tratamento. O objetivo desse trabalho foi demonstrar a importância do delineamento radioterápico para a limitação de dose nos órgãos sadios e evidenciar como esse processo contribui para a predição da toxicidade dos procedimentos radioterápicos.
Método(s)
Ensaio pictórico baseado em revisão literária e na rotina profissional do tecnólogo em radiologia e do físico médico atuante no Setor de Radioterapia.
Discussão
A tomografia de simulação para radioterapia é realizada com protocolos específicos e acessórios dedicados a um posicionamento confortável que garanta a reprodutibilidade durante o tratamento. As imagens tomográficas adquiridas são importadas pelo sistema de planejamento do tratamento (TPS). Inicialmente o dosimetrista realizará o delineamento dos órgãos sadios adjacentes ao campo de irradiação. Posteriormente, os volumes de tratamento serão delimitados pelo médico radio-oncologista e, sequencialmente, o físico médico fará o planejamento virtual do tratamento, que consiste na escolha da melhor conformação de entrada dos campos de radiação e distribuição de dose no volume alvo, maximizando a dose no volume tumoral e minimizando-a nos órgãos sadios. A porcentagem de volume englobada e o perfil de dose a ser recebido por todas as estruturas delineadas são mostrados por meio de histogramas de dose-volume (DVH) gerados pelo TPS. Esses dados são analisados de acordo com valores preestabelecidos (constraints) pela literatura em relação à sensibilidade de cada órgão e, se algum órgão estiver recebendo dose superior à dose limite estabelecida, o planejamento será reavaliado com técnicas de otimização.
Conclusões
O delineamento radioterápico é extremamente relevante para a quantificação precisa e segura da dose de radiação preconizada na lesão e da dose recebida pelos órgãos sadios, cumprindo os preceitos de proteção radiológica e, consequentemente, obtendo um maior controle sobre a toxicidade ao tratamento em prol da redução de efeitos colaterais.
Palavras Chave
Delineamento; Planejamento radioterápico; Tomografia
Arquivos
Área
Técnicas Radiológicas
Instituições
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista - São Paulo - Brasil
Autores
RAFAELA FERRAZ DE CAMARGO, BIANCA DE FÁTIMA PINHEIRO FABRI RAMOS, MARCO ANTÔNIO RODRIGUES FERNANDES, GIORDANO MASINI FERNANDES