Dados do Trabalho
Título
Decodificando o enigma: Desvendando artefatos de imagem multimodal em radiologia musculoesquelética
Introdução e objetivo(s)
Artefatos de imagem têm o potencial de levar a interpretações equivocadas de achados normais ou obscurecer doenças e anormalidades.
O objetivo deste trabalho é: reconhecer os artefatos musculoesqueléticos mais comuns em diferentes modalidades de imagem: ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC), ultrassonografia (US) e radiografia (RX); discutir os mecanismos para a sua formação, prevenção e ilustrar pitfalls decorrentes.
Método(s)
ensaio pictórico, observacional, descritivo.
Discussão
Entender a física dos métodos é fundamental para compreender a formação dos seus artefatos. Na RM utiliza-se um campo magnético para alinhar os núcleos de hidrogênio (prótons), presentes no corpo humano. Em seguida, pulsos de radiofrequência são aplicados, excitando os prótons e fazendo-os se desalinhar temporariamente. À medida que retornam ao estado original, eles emitem sinais de radiofrequência. Esses sinais são captados por bobinas especiais e convertidos em sinais elétricos. Por fim, algoritmos avançados processam esses sinais e os reconstroem em imagens detalhadas, permitindo a visualização precisa das estruturas internas do corpo. A falha em qualquer um desses processos podem gerar os mais variados artefatos de RM, dentre eles: ruído, movimento e falha de saturação da gordura.
Já na TC, que utiliza tubos de raios X para gerar feixes, os quais penetram no corpo, e seus detectores capturam os raios X que atravessam o corpo e os convertem em sinais elétricos. Esses dados são então processados por algoritmos avançados, que os convertem em imagens com base nas diferentes densidades dos tecidos, permitindo a visualização precisa das estruturas internas do corpo. Neste tipo de exame temos outros tipos de artefatos, que podem ser desde o endurecimento do feixe até a falta de fótons.
No US, o transdutor emite ondas sonoras, que se refletem nos tecidos. Estes ecos são convertidos em sinais elétricos, gerando imagens. Os artefatos da modalidade incluem: anisotropia, reverberação, sombra ou reforço acústico.
Conclusões
É de suma importância que o radiologista tenha conhecimento dos artefatos nos exames musculoesqueléticos nas diferentes modalidades, com o seu adequado reconhecimento evitando pitfalls e interpretações equivocadas.
Palavras Chave
musculoesquelético; artefatos;
Arquivos
Área
Sistema Musculoesquelético
Instituições
hospital israelita albert einstein - São Paulo - Brasil
Autores
ANA CAROLINA MAGALHÃES VILLELA, MATHEUS MARCELINO DIAS, VITOR TAVARES PAULA , ADHAM DO AMARAL E CASTRO, EDUARDO BAPTISTA, LUCAS RIBEIRO DE MEDEIROS, FERNANDA GABRIELA BOLSI, YAGO FELLIPE ALVES CARVALHO, GUILHERME BOTTER MAIO ROCHA, MURILO CAMPOS SILVA, PAULO EDUARDO DARUGE GRANDO, EDUARDO NODA KIHARA FILHO, MATHEUS GODOY DE FREITAS, LAERCIO ALBERTO ROSEMBERG, DURVAL DO CARMO BARROS SANTOS