Dados do Trabalho


Título

Linfangiografia periférica por Ressonância Magnética: Impacto Clínico, Experiência do Nosso Serviço e Melhoria de Práticas

Introdução e objetivo(s)


A Linfangiografia por Ressonância Magnética (LRM) surgiu como uma modalidade essencial para imagens não invasivas do sistema linfático, permitindo uma avaliação detalhada da anatomia e função linfática. Nos últimos anos, a LRM tem desempenhado um papel cada vez mais importante no diagnóstico e mapeamento pré-tratamento dos distúrbios linfáticos.
O objetivo deste trabalho é, baseado na experiência de nossa instituição, destacar as aplicações clínicas e os protocolos que contribuíram para melhorar nossos resultados, bem como exemplificar os principais diagnósticos utilizando o método.

Método(s)

Foram selecionados casos da instituição de pacientes que realizaram LRM periférica, com variadas indicações. Somado aos dados protocolares de seu uso e preparação, os casos foram revisados e analisados com revisão da literatura para que fossem apresentados de maneira didática.

Discussão

A LRM foi desenvolvida para superar as limitações das técnicas tradicionais de imagem linfática, como a linfocintilografia e a linfangiografia com contraste oleoso. A técnica evoluiu significativamente nas últimas duas décadas, com a introdução de métodos como a LinfangioRM transpedal intersticial (tMRL), porém sua prática ainda é pouco difundida.
A principal aplicação da RM linfática é no diagnóstico e monitoramento de linfedema primário e secundário, além de doenças malignas, como linfomas e metástases linfonodais. Utilizamos um protocolo otimizado que combina sequências ponderadas em T1 e T2 com contraste para avaliar a anatomia e funcionalidade linfática. Os achados mais comuns incluem dilatação dos vasos linfáticos, padrão reticular característico do linfedema.

Conclusões

A LRM periférica é uma ferramenta promissora e clinicamente relevante na avaliação do fluxo linfático, com aplicações que abrangem o diagnóstico e planejamento terapêutico de doenças linfáticas. Oferece ainda vantagens significativas em termos de segurança e eficácia diagnóstica em comparação com métodos tradicionais.

Palavras Chave

drenagem linfática; Linfangiografia por Ressonância Magnética

Arquivos

Área

Cardiovascular

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

LAVINIA FERREIRA DIAS, GABRIEL CANTATORE FIGUEIREDO, TOMÁS MACHADO LACERDA, LUCAS TADASHI WADA AMARAL , RENATA EMY OGAWA, ADRIANO TACHIBANA , MURILO MARQUES ALMEIDA SILVA