Dados do Trabalho
Título
Possibilidade de avaliação de lesões pulmonares através do volume tumoral metabólico (MTV): Relato de Caso
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O presente estudo objetiva a descrição da importância do parâmetro MTV para análise de lesões pulmonares e especialmente para avaliação de reposta terapêutica em exames de PET-CT com FDG-18F, com base em revisão da literatura.
História clínica
Homem de 88 anos, submetido a PET-CT com FDG-18F para reestadiamento de neoplasia de pulmão metastática (EC IV) com sinais de progressão da doença, submetido a quimioterapia e radioterapia.
Foram adquiridos cortes tomográficos obtidos em equipamento híbrido PET dedicado acoplado a tomógrafo “multislice”; fusão de imagens metabólicas (PET) e morfológicas (CT) uma hora após administração intravenosa de 237,91MBq (megabecquerels), equivalente a 6,43 mCi (milicuries) de FDG-18F.
Discussão e diagnóstico
O estudo de avaliação da resposta terapêutica após radioterapia da lesão paramediastinal no lobo superior esquerdo revelou uma redução discreta da atividade metabólica, com SUVmax passando de 16,5 para 13,0 (-21%). No entanto, observou-se uma redução mais significativa do volume metabólico da lesão, de 34,7 cm³ para 12,6 cm³ (-64%).
Além disso, houve diminuição do metabolismo em alguns linfonodos e linfonodomegalias localizadas no hilo pulmonar esquerdo, mediastino e região cardiofrênica. Em contrapartida, obtém-se um aumento na extensão e na atividade metabólica de algumas lesões ósseas, melhorando a progressão do acometimento ósseo secundário.
Apesar da redução discreta do SUVmax na principal lesão pulmonar, a redução expressiva da MTV sugere uma resposta terapêutica mais evidente quando avaliada por esse parâmetro. O padrão apresentado indica um comportamento heterogêneo da doença, com regressão metabólica linfonodal, mas progressão das lesões ósseas.
Conclusões
Este caso evidencia a importância do MTV como uma ferramenta complementar ao SUVmax e à avaliação morfológica, especialmente em cenários de resposta terapêutica parcial ou heterogênea, reforçando sua utilidade no manejo clínico de pacientes com câncer de pulmão.
Palavras Chave
SUVmax; PET-CT 18F-FDG; MTV
Arquivos
Área
Biomedicina
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
BRUNA LETÍCIA FERRARI, JULIO CESAR SILVEIRA OLIVEIRA, FERNANDA AMBROGI BARBOSA DA LUZ, TAISE VITOR, GUILHERME DE CARVALHO CAMPOS NETO