Dados do Trabalho


Título

Impacto da administração manual de contraste em exames multifásicos de tomografia computadorizada de cães

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

A tomografia computadorizada (TC) é uma modalidade de diagnóstico por imagem em ascensão na medicina veterinária. No entanto, a administração de contraste é realizada manualmente na maioria dos hospitais e centros veterinários. O presente trabalho teve como objetivos analisar exames obtidos por meio de administração manual, estimar a qualidade desses exames e sua capacidade de gerar todas as fases de contraste, avaliar a perfusão hepática e renal, e comparar essa técnica com os resultados obtidos em literatura, onde se faz o uso de bomba injetora.

Material(is) e método(s)

Foi feita análise retrospectiva de 26 exames tomográficos abdominais de cães obtidos via administração manual de contraste iodado em instituição privada. Foram incluídos exames abdominais de cães que não possuíam alterações hepáticas, vasculares e/ou renais de acordo com o resultado do laudo. Priorizou-se o anonimato de pacientes e responsáveis. Para comparação com literatura, foi realizada mensuração de Unidades Hounsfield (UH) dos lobos mediais e quadrado hepáticos, da cortical e medular renais, e de veia porta, artéria aorta abdominal e veia cava caudal, em três fases de contraste: arterial, portal e tardia/equilíbrio. Os valores de UH obtidos foram submetidos à análise estatística descritiva, e as médias de atenuação de estruturas e fases de contraste foram comparadas via teste ANOVA de medidas repetidas com teste post-hoc de Bonferroni.

Resultados e discussão

Exames realizados com administração manual de contraste apresentaram valores próximos de atenuação entre os vasos nas fases arterial e tardia/equilíbrio, e ínfima diferença entre as fases arterial e portal para fígado, o que pode indicar perda de valor diagnóstico para este órgão. Em rins, a atenuação se manteve semelhante ao descrito em literatura, exceto por hiperatenuação medular em fase arterial. A administração de contraste rápida e, relativamente uniforme quando realizada por bomba injetora, resulta em melhor diferenciação entre as fases arterial e venosa/portal. Isso permite noção sobre a hemodinâmica, diagnóstico de alterações e diferenciação entre massas hepáticas.

Conclusões

O estudo demonstrou a difícil reprodutibilidade da fase arterial quando o contraste é administrado manualmente. O impacto da escolha dessa técnica aparenta ser diferente entre os órgãos abdominais. Para melhor avaliação, sugere-se a realização de estudos semelhantes com diferentes patologias.

Palavras Chave

Tomografia computadorizada; radiologia veterinária; Administração manual de contraste

Arquivos

Área

Radiologia Veterinária

Instituições

Centro Veterinário Cães e Gatos 24 horas - São Paulo - Brasil, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

LETÍCIA MACIEL GUIMARÃES, LAILA MASSAD RIBAS, CARINA OUTI BARONI, MARCOS AMAKU, STEFANO CARLO FILIPPO HAGEN