Dados do Trabalho


Título

Sistematização da Interpretação Radiológica na Graduação Médica – Percepção discente sobre o Guia “Anatoradiologic"

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Este estudo visa avaliar a percepção discente sobre o impacto do “Anatoradiologic” na sistematização da interpretação de exames de imagem na graduação médica.

Material(is) e método(s)

Trata-se de estudo observacional, tipo corte transversal, com estudantes do terceiro semestre de medicina. Através de caso clínico sobre a região anatômica da semana, a docente radiologista aplica o “Anatoradiologic” – metodologia ativa para sistematizar a interpretação do exame radiológico, através de seis perguntas: 1)reconhecimento da região anatômica; 2)identificação do método radiológico; 3) características desse método; 4)propedêutica radiológica; 5)hipótese diagnóstica; 6)reflexão sobre indicação do exame (baseado na campanha Choosing Wisely). No final do semestre, os estudantes foram convidados a responder um questionário que avaliava perfil sociodemográfico, autoavaliação de aprendizagem em anatomia radiológica e opinião discente sobre o “Anatoradiologic”. As perguntas baseavam-se na escala Likert modificada. Termo de consentimento livre e esclarecido foi obtido de todos os participantes. Foi realizada análise alfa de Cronbach para avaliar a confiabilidade do questionário.

Resultados e discussão

No total, 88 participantes, sendo 59 do sexo feminino e a média da idade foi de 21 ± 4,6 anos. O valor do Alfa de Cronbach foi 0,96 (alto nível de consistência interna). Os estudantes referiram aumento no domínio do conteúdo de Anatomia Radiológica durante o semestre, passando de 18% no início do módulo para 97% ao final dele. Cerca de 54% dos participantes optaram pelo “Anatoradiologic” como recurso que mais contribuiu para futura atuação médica, 38% optaram pela estação com monitores discentes para realização de provas acadêmicas, 39% escolheram o “Anatoradiologic” como recurso de maior afinidade durante o semestre.

Conclusões

O “Anatoradiologic” foi bem avaliado pelos discentes, sugerindo impacto positivo como forma de sistematizar a interpretação de exames radiológicos, além de ter sido o método preferido de aprendizado ao compará-lo com as aulas tradicionais.

Palavras Chave

Radiologia; Raciocínio Clínico; Educação médica

Arquivos

Área

Ensino

Instituições

Clínica Delfin Medicina Diagnóstica - Bahia - Brasil, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

AYLLA BATISTA MOREIRA TEIXEIRA , BERNARDO BRUGNI ARAÚJO MAFUZ, CAROLINA FREITAS LINS