Dados do Trabalho


Título

EXPLORANDO O SITUS INVERSUS: UMA ANÁLISE ICONOGRÁFICA DOS ACHADOS RADIOLÓGICOS EM DIVERSOS MÉTODOS DE IMAGEM

Introdução e objetivo(s)

Situs inversus é uma condição congênita rara em que os órgãos viscerais estão posicionados em uma orientação espelhada em relação à sua localização normal. O presente estudo busca demonstrar essas alterações em diferentes métodos de imagem, além de classificar esses achados de acordo com as diferentes categorias de situs inversus.

Método(s)

O trabalho envolve a análise de achados de situs inversus em diferentes métodos de imagem, incluindo: radiografia de tórax, que revela a posição invertida do coração e do mediastino, e no caso de dextrocardia, a silhueta cardíaca estará à direita; ultrassonografia abdominal, que mostra a inversão dos órgãos abdominais, como o fígado à esquerda e o estômago à direita; tomografia Computadorizada (TC) e ressonância Magnética (RM), que fornecem imagens detalhadas que confirmam a posição dos órgãos e ajudam a identificar possíveis anomalias associadas.

Discussão

O quadro de situs inversus envolve os seguintes tipos:

1. Situs Solitus com Dextrocardia: apenas ápice cardíaco desviado para a direita.
2. Situs Inversus com Dextrocardia (Situs Inversus Totalis): forma mais comum e geralmente não está associada a problemas de saúde significativos, a menos que ocorra com outras anomalias, onde todos os órgãos estão em espelho da sua posição habitual;
3. Situs Inversus com Levocardia: os órgãos abdominais estão invertidos, mas o coração está na posição normal. Este tipo está frequentemente associado a defeitos cardíacos congênitos.
4. Heterotaxia (Isomerismo): condição onde há uma simetria anômala dos órgãos, resultando em anomalias tanto na lateralidade quanto na morfologia. Pode ser classificada em isomerismo do lado esquerdo (poliesplenia) e isomerismo do lado direito (asplenia).

Conclusões

É importante que o médico radiologista saiba prontamente reconhecer os achados relacionados ao situs inversus, porque por mais que as pessoas afetadas geralmente levem uma vida normal e os achados de imagem sejam acidentais, o diagnóstico quando conhecido pode evitar confusões em situações médicas de emergência, como na apendicite, onde a dor pode ser sentida em fossa ilíaca esquerda ao invés da direita, e em casos associados a outras malformações, como no situs inversus com levocardia ou heterotaxia/isomerismo, que pode ser necessário um acompanhamento médico mais intensivo e exames periódicos.

Palavras Chave

SITUS INVERSUS; ANOMALIAS CONGÊNITAS; MÉTODOS RADIOLÓGICOS

Arquivos

Área

Técnicas Radiológicas

Instituições

Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Espírito Santo - Brasil

Autores

ROBER MARTHAN OLIVEIRA DE CARVALHO HENTZY, CARLOS HENRIQUE SILVA COELHO, ETORE GUERRA PEDRONI, JÚLIA AMORIM MEIRELES BARROSO