Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇÃO DE SIMULADOR PARA CONTROLE DE QUALIDADE EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Formular um dispositivo de fácil difusão, para estabelecer a cultura da realização dos testes de controle de qualidade em radiologia, em especial nos procedimentos intervencionistas;
Criar uma alternativa de baixo custo, para que seja acessível aos serviços de radiologia intervencionista em regiões longínquas;
Aplicar os testes de controle de qualidade, para adequar os serviços de radiologia intervencionista aos padrões de qualidade trazidos nas Instruções Normativas e legislações vigentes.

Material(is) e método(s)

2 Kg de Resina Fotopolimerizável Transparente para Impressão 3D/ Modelo: Standard/ Comprimento de Onda: 405nm;
Placa de Polietileno Preto;
Gel Lubrificante para Impressoras 3D de Resina (LUVAT).
Software para desenvolvimento das peças FreeCAD®
Software para formatação e impressão das peças Chitubox®
Impressora 3D CREALITY® LD-006 DLP;
Equipamentos para aquisição de imagens:
• Arco em C da marca Philips, modelo Zenition
• Raios-X da marca Konica Minolta e modelo Altus DR NS
• Raios-X da marca Konica Minolta e modelo Altus CR

Resultados e discussão

O simulador desenvolvido demonstrou qualidade de imagem satisfatória, realizou-se imagens radiográficas utilizando equipamentos de fluoroscopia e raios x convencional, as imagens geradas comprovaram a eficácia do objeto simulador, possibilitando a realização dos principais testes de controle de qualidade da imagem, como: resolução espacial, resolução de baixo contraste e frequência espacial em pares de linha, atingindo a frequência espacial de 10 pl/cm. Além disso, destaca-se pelo seu baixo custo de produção, significativamente inferior ao dos simuladores disponíveis no mercado.

Conclusões

A conclusão deste projeto, possibilitou materialização de um simulador inovador, mas também aumento da eficiência no controle de qualidade das imagens. Ainda é necessário aprimorar alguns processos na impressão 3D, para que a qualidade final do simulador melhore, mas os resultados obtidos estão em consonância com os phantoms utilizados no mercado. Este trabalho representa um passo significativo na direção da otimização dos recursos disponíveis, reafirmando o compromisso com o avanço tecnológico e a qualidade na prestação de serviços de saúde. A perspectiva futura é implementar um sistema com uso de inteligência artificial para avaliação da imagem, após a conclusão a validação do simulador, faremos o deposito da patente e registrar na ANVISA como produto comercial.

Palavras Chave

Controle de qualidade; Impressão 3; RadiologiaiIntervencionista

Arquivos

Área

Física/ Controle de Qualidade

Instituições

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

DIEGO SILVA SANTOS, GUILLERMO ALBERTO LÓPEZ, PAULO MAURICIO GEAMBASTIANI