Dados do Trabalho
Título
Concomitância de Retocolite Ulcerativa, Diverticulite Aguda Complicada e Clostridium difficile
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
No presente relato, objetiva-se descrever a concomitância incomum e de elevada gravidade e morbidade de Retocolite Ulcerativa, Diverticulite Aguda Complicada e C. difficile.
História clínica
Paciente feminino, 71 anos, procurou atendimento por dor em fossa ilíaca esquerda (FIE), associada a diarreia com muco, por cerca de um mês. Seis meses antes, a referida paciente fora diagnosticada com diverticulite e tratada satisfatoriamente de forma conservadora. Esta era sabidamente hipertensa, portadora de retocolite ulcerativa (RCU), condição em remissão, e tinha passado de transplante renal por razão desconhecida. Diante das possibilidades principais de recorrência da diverticulite e/ou reativação da RCU, optou-se pela realização de Tomografia Computadorizada (TC) do Abdome. À ocasião, não foi possível realizar exame contrastado devido à impossibilidade de acesso venoso. Na TC evidenciou-se a presença de divertículos cólicos, com espessamento parietal difuso do sigmoide e densificação dos planos adiposos adjacentes, com aspecto radiológico que não permitia a diferenciação entre diverticulite ou atividade da RCU. Uma semana após, a paciente realizou novos exames. Na TC notou-se intensificação dos achados anteriores e surgimento de imagem amorfa junto ao sigmoide, com focos gasosos de permeio, sugerindo diverticulite aguda complicada com foco de perfuração. A pesquisa de Clostridium difficile resultou positiva. A paciente foi então submetida a laparotomia exploradora e retossigmoidectomia.
Discussão e diagnóstico
C. difficile está associada ao desenvolvimento de um espectro de doenças clínicas desde diarreia até sepse. Esta bactéria é reconhecida como fator de risco para a exacerbação das doenças inflamatórias intestinais, sendo o diagnóstico das condições relacionadas a ela dado por meio de colonoscopia. Em contrapartida, apenas 0,3% dos pacientes com RCU ou diverticulite apresentam ambas as condições simultaneamente. Isso se explica pelos mecanismos fisiopatológicos, pois há certa contraposição entre RCU e diverticulite aguda, justificando a baixa frequência dessa concomitância.
Conclusões
Apesar de incomum RCU e diverticulose podem estar sobrepostas e resultar em quadro catastrófico pela possibilidade de ulceração da mucosa diverticular, culminando em RCU sobreposta por diverticulite aguda, a qual pode ser complicada por perfuração, como no caso exposto.
Palavras Chave
Retocolite Ulcerativa; DIVERTICULITE COMPLICADA;
Arquivos
Área
Abdominal/ Trato Digestório
Instituições
D'IMAGEM - Acre - Brasil
Autores
ANNA GABRIELA SANTOS SOUZA, MONALISA FELIX MORAES, RAISA FRANCA RIBEIRO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO PEREIRA