Dados do Trabalho
Título
RELATO DE UM CASO RARO DE DIVERTÍCULO URETRAL COM CÁLCULO GIGANTE
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Apresentar os achados de tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) de divertículo uretral com cálculo gigante.
História clínica
Mulher, 54 anos, em investigação de dor pélvica crônica e tumoração endurecida na região genital ao exame físico, determinando estenose do canal vaginal.
Discussão e diagnóstico
Divertículo uretral é uma lesão cística conectada à uretra e raramente observada na prática clínica. As possíveis causas relacionadas ao aparecimento na população feminina incluem infecção crônica das glândulas periuretrais, trauma intraparto e lesões iatrogênicas durante manipulação uretral. A prevalência estimada desta entidade em mulheres oscila entre 0,6 e 6%, enquanto a de cálculos formados no interior desses é de 1.5%–10%. Acredita-se que a raridade da formação de cálculos no interior dos divertículos uretrais em mulheres tem relação com uretra curta e além da baixa probabilidade de formação de cálculos na bexiga. Os sintomas mais comuns relacionados aos cálculos nesses divertículos são a presença de infecções do trato urinário recorrentes, gotejamento pós-miccional, incontinência urinária e descarga uretral purulenta decorrente do esvaziamento do conteúdo do lúmen diverticular. Os sintomas relatados pela nossa paciente - massa endurecida e dolorosa na parede anterior da vagina - encontram-se presentes apenas nos poucos relatos de casos de cálculos gigantes em divertículos uretrais. A RM evidenciou formação nodular, delimitada, calcificada, sem realce ao contraste, localizada entre a parede posterior da uretra e a parede anterior da vagina, rechaçando e comprimindo posteriormente esta última, medindo cerca de 2,2 cm de diâmetro. Na TC complementar, evidenciou-se que a lesão representava cálculo gigante no interior de um divertículo uretral.
Conclusões
Cálculo gigante no interior de divertículo uretral deve fazer parte dos diagnósticos diferenciais das tumorações pélvicas, especialmente das massas endurecidas na parede anterior da vagina. O conhecimento dos achados de imagem é fundamental para sua definição diagnóstica.
Palavras Chave
diverticulo uretral; cálculo uretral; massa pélvica
Arquivos
Área
Abdominal/Trato Geniturinário
Instituições
HOSPITAL DA MULHER DO RECIFE - Pernambuco - Brasil
Autores
DIOGO TORRES MARQUES, RODRIGO PEREIRA BELLO, MARIAH AUGUSTA DIAS VIANA, MARIA LUIZA DE OLIVEIRA GONDIM REIS, FELIPE DE SOUZA ARAUJO , PRISCILLA CARDOSO LAMEIRA ANDRADE , JANNAINA COELHO DE MIRANDA