Dados do Trabalho
Título
TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR: ASPECTOS TOMOGRÁFICOS DE MÚLTIPLOS ACHADOS EM UM ÚNICO PACIENTE
Introdução e objetivo(s)
A tuberculose extrapulmonar é definida como uma infecção pelo M. tuberculosis que afeta tecidos e órgãos fora do parênquima pulmonar, resultante da disseminação linfática ou hematológica do agente etiológico. As formas mais comuns de apresentação são pleural, ganglionar, osteoarticular, geniturinária, peritoneal e pericárdica, embora praticamente qualquer local do organismo possa ser afetado pela doença. O acometimento de diferentes órgãos de forma concomitante é usual, especialmente em pacientes imunossuprimidos. Este trabalho objetiva fazer uma revisão das características radiológicas assim como ilustrar os principais achados dos mais diversos sítios acometidos pela tuberculose extrapulmonar em um único paciente.
Método(s)
Ensaio pictórico baseado nos achados tomográficos dos principais sítios de comprometimento extrapulmonar da tuberculose em um único paciente.
Discussão
A tuberculose (TB) geralmente se manifesta com infecção pulmonar. No entanto, pode afetar outras áreas do corpo. A tuberculose pleural é a forma extrapulmonar mais comum de tuberculose no adulto imunocompetente e, em cerca de 20% dos casos, está associada com lesão pulmonar ativa. Pacientes com vírus da imunodeficiência humana (HIV) e TB apresentam maior incidência de manifestações extrapulmonares, maior suscetibilidade à reativação de doença latente e maior probabilidade de desenvolver doença disseminada do que outros pacientes. A apresentação clínica varia de acordo com o local afetado, podendo incluir sintomas como febre, perda de peso, fadiga, dor abdominal, dor óssea, entre outros sintomas. O diagnóstico preciso exige uma abordagem multidisciplinar, incluindo exames laboratoriais, de imagem, e, em alguns casos, a realização de biópsias. A discussão sobre tuberculose extrapulmonar no Brasil é de extrema importância, pois a doença representa um desafio na realização do diagnóstico clínico e imaginológico.
Conclusões
Em suma, este ensaio teceu a respeito de múltiplos achados da tuberculose extrapulmonar na tomografia computadorizada em seus diferentes sítios de acometimento em um único paciente. A Tomografia computadorizada apresenta-se como importante método de imagem para o diagnóstico e investigação de tuberculose extrapulmonar. Os achados tomográficos dependem do sítio de localização da doença e podem ser inespecíficos e requerem avaliação microbiológica.
Palavras Chave
TUBERCULOSE; Imunodepressão; Tomografia
Arquivos
Área
Abdominal/ Trato Digestório
Instituições
Manoel Florêncio Diagnósticos - Pernambuco - Brasil, ntegral do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) - Pernambuco - Brasil
Autores
MARIA MANOELA VASCONCELOS FLORÊNCIO CAVALCANTI MANOELA FLORÊNCIO, INDIRA MARIA DE SOUSA PEREIRA SOUZA PEREIRA, ANDREA MÁRCIA PEREIRA VIEIRA PEREIRA VIEIRA, MIRELLA VALENÇA MOTA VIANNA MOTA VIANNA, FERNANDO TADEU DE SOUSA COSTA FILHO COSTA FILHO