Dados do Trabalho
Título
Afecções duodenais e jejunais: navegando em território desconhecido
Introdução e objetivo(s)
O duodeno é a primeira porção do intestino delgado e é anatomicamente dividido em quatro segmentos. O jejuno representa a segunda porção do intestino delgado e normalmente está localizado nos quadrantes superior e inferior esquerdo do abdome.
Um amplo espectro de patologias pode afetar estes segmentos de intestino delgado, como doenças inflamatórias/infecciosas, neoplásicas, síndromes vasculares, podendo inclusive levar a emergências médicas.
Modalidades de imagens transversais, especialmente tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) tem papel fundamental no estudo destas patologias.
O objetivo deste ensaio é facilitar o reconhecimento e a correta interpretação destes achados na TC e RM e fazer uma breve revisão das suas principais patologias.
Método(s)
Ilustramos as principais formas de apresentação das patologias duodenais e jejunais por TC e RM.
Discussão
Um amplo espectro de patologias pode afetar o duodeno e o jejuno, dentre elas patologias inflamatórias/infecciosas, neoplasias, síndromes vasculares, algumas podendo levar a emergências médicas.
Dentre as condições inflamatórias/infecciosas no duodeno destacam-se as úlceras pépticas, normalmente localizadas no bulbo duodenal. As úlceras pós-bulbares são raras e, quando ocorrem, devem levantar suspeita de outras patologias, como doença de Crohn. A doença de Crohn também acomete o jejuno, podendo estar presente em até 70% dos pacientes com a patologia, sendo raro o envolvimento jejunal isolado. Outra condição infecciosa que acomete estes segmentos de delgado é a tuberculose, sendo difícil sua identificação por métodos de imagem.
Tumores de delgado são incomuns, representando menos de 2% das tumores malignos do trato gastrointestinal. Dentre os tumores benignos, destacam-se os pólipos, adenomas, hemangiomas, lipomas e tumores estromais gastrointestinais (GISTs). Outros tumores primários do intestino delgado incluem linfoma e carcinoide. O principal tumor maligno nestes segmentos é o adenocarcinoma. As neoplasias podem levar a emergências médicas, tendo como principais complicações o sangramento gastrointestinal e síndromes obstrutivas.
Dentre as anormalidades vasculares, podemos citar o hematoma intramural do intestino delgado, fístulas aortoentéricas e síndrome da artéria mesentérica superior.
Conclusões
As patologias duodenojeunais tem uma gama variada de apresentações, sendo a abordagem por imagem essencial para a sua correta caracterização, devendo ser prontamente reconhecidas pelos médicos radiologistas.
Palavras Chave
Duodeno; Jejuno; PATOLOGIAS.
Arquivos
Área
Abdominal/ Trato Digestório
Instituições
HCMFRP-USP - São Paulo - Brasil
Autores
GABRIEL ANDRADE RAMOS, ALEXANDRE SOUTO DE MORAES MORGADO, MATHEUS DE MORAES PALMA, GABRIEL DE LION GOUVEA, ANDRÉ DE FREITAS SECAF , DAVID FREIRE MAIA VIEIRA, CECÍLIA VIDAL DE SOUZA TORRES, ARTHUR SENNA PEREIRA OGATA, NATASHA MANZOLI ELIAS, THALYNE APARECIDA LEITE DE LIMA, ISADORA BALDERAMA CANEDO, PEDRO AUGUSTO DE ARAÚJO RESENDE, MONICK BARBOSA NAKAYAMA, JORGE ELIAS JÚNIOR , VALDAIR FRANCISCO MUGLIA