Dados do Trabalho
Título
Enterografia por TC e RM: Expandindo o conhecimento e digerindo a informação
Introdução e objetivo(s)
O objetivo deste trabalho é revisar o protocolo de enterografia para tomografia computadorizada (TC) e para ressonância magnética (RM), ilustrar os principais achados de imagem desses exames e apresentar armadilhas ou "pitfalls" comuns que podem confundir radiologistas mesmo aqueles experientes com este assunto.
Método(s)
O trabalho tem intuito educativo e informativo com imagens de exames de tomografia computadorizada e de ressonância magnética que ilustram os achados em casos de doença inflamatória intestinal, suas complicações e principais armadilhas. Também consta com ilustrações esquemáticas de anatomia e textos explicativos a respeito dos protocolos adotados.
Discussão
A TC ou RM com enfoque para as alças intestinais é um método que requer colaboração do paciente, esforço da equipe de enfermagem e conhecimento e colaboração do médico radiologista. É nossa função sanar as dúvidas da equipe de trabalho e dos pacientes quanto a efeitos colaterais e preparo adequado.
Igualmente importante é a interpretação das imagens destes estudos. Pacientes com doença inflamatória intestinal, principalmente aqueles com doença de Crohn, necessitam de uma correta avaliação do intestino delgado para o mapeamento de sua doença. Os achados de imagem e complicações destes processos inflamatórios crônicos deve ser de conhecimento a todo radiologista.
Sendo doenças sistêmicas, as doenças inflamatórias intestinais também apresentam manifestações extra-intestinais e é necessário um olhar com maior atenção para as vias biliares, ossos, estruturas vasculares, região perianal, entre outros.
Embora os achados de imagem possam ser facilmente reconhecidos, também há muitas situações que simulam processos inflamatórios em alças intestinais, mesmo em estudos de enterografia. Estar atento a estes achados é de suma importância para evitar mapeamentos errôneos.
Conclusões
A enterografia por TC ou RM é um método diagnóstico importante para diagnosticar e avaliar o grau de inflamação em pacientes com doença inflamatória intestinal. Conhecer e revisar os protocolos de estudo, os principais achados e armadilhas é fundamental para todos radiologistas que trabalham com imagem abdominal.
Palavras Chave
enterografia; abdomen; crohn
Arquivos
Área
Abdominal/ Trato Digestório
Instituições
DASA - São Paulo - Brasil
Autores
MARTIN HORWARTH, ALEXANDRE KEY WAKATE TERUYA, CRISTIANE ROCHA DA COSTA, JULIANA CELIBERTO YOSHITANI, CASSIA TAMURA STTEFANO GUIMARAES, FERNANDA GAROZZO VELLONI, DANIEL LAHAN-MARTINS