Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico diferencial das lesões dos seios cavernosos - Experiência de um hospital terciário do sul do Brasil

Introdução e objetivo(s)

Os seios cavernosos são plexos venosos interconectados localizados no assoalho da fossa craniana média, em ambos os lados da sela turca e do seio esfenoidal.
Estes têm relevância clínica porque se comunicam com a órbita, fossa pterigopalatina, fossa infratemporal, nasofaringe e fossa craniana posterior através de forames, fissuras e canais na base do crânio.
Além disso, existem importantes estruturas neurovasculares, como as artérias carótidas internas, os nervos cranianos oculomotor e abducente e os ramos oftálmico e maxilar do nervo trigêmeo.

Método(s)

Foram relatados 15 casos que ilustram as mais diversas condições que acometem os seios cavernosos, que melhor ilustrassem a ampla variabilidade de causas de acometimento dessas estruturas.

Discussão

Existe um amplo espectro de doenças que acometem os seios cavernosos, subdivididas em etiologias infecciosas inflamatórias, inflamatórias não infecciosas, neoplásicas, vasculares, dentre outras causas.
Estas condições patológicas podem simular outras manifestações clínicas, sendo assim, os exames de imagem desempenham um papel crucial no diagnóstico,o que possibilita avaliar a extensão da doença, planejar biópsia quando necessária e ajudar a decidir a melhor estratégia terapêutica a seguir, seja radioterapia, microcirurgia ou tratamento clínico.

Conclusões

O objetivo deste artigo é apresentar casos de algumas das várias patologias que podem acometer os seios cavernosos, ajudando a memorizar as possibilidades a serem aventadas, de acordo com os componentes anatômicos e auxiliar na condução desses casos.

Palavras Chave

seio cavernoso; SNC; RM

Arquivos

Área

Neurorradiologia

Instituições

Grupo Hospitalar Conceição - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LUIZ FELIPE PERES GIESTA, KELLY RIBEIRO NEVES, THAIS DE ASSIS SOARES, THIAGO VIECILI AZAMBUJA, ANDRE JAEGER DE BELLI