Dados do Trabalho


Título

Distúrbios de Versão Femoral: o Que o Radiologista Precisa Conhecer

Introdução e objetivo(s)

Os distúrbios de rotação do fêmur representam uma alteração do eixo fisiológico do colo femoral em relação aos côndilos, podendo estar associados a complicações como osteoartrite, lesão do ligamento cruzado anterior e epifisiólise da cabeça femoral.
Este trabalho tem por objetivo realizar uma breve revisão de literatura e reunir as principais informações sobre o assunto, ilustradas por meio de casos.

Método(s)

Este ensaio pictórico apresenta imagens colhidas do acervo de casos de um hospital universitário. Realizaremos, adicionalmente, uma breve revisão da literatura sobre o tema para discussão dos achados.

Discussão

A rotação ou versão femoral consiste no ângulo formado por duas linhas identificadas no plano axial: uma entre o centro da cabeça e o colo e outra tangente à margem posterior dos côndilos. Essas linhas podem ser definidas de diferentes formas.
A versão femoral está intimamente relacionada à biomecânica da marcha e valores significativamente fora da faixa de normalidade podem resultar em complicações.
Nos pacientes com excesso de anteversão, a perda de congruência da cabeça femoral com o acetábulo, com distribuição desigual da carga, pode explicar o aumento da incidência de osteoartrite e de displasia do desenvolvimento do quadril.
Já nos pacientes com retroversão, o aumento das forças de cisalhamento pode explicar a maior incidência de epifisiólise da cabeça femoral.
A anteversão também pode estar relacionada com a displasia da tróclea femoral. Devido à rotação lateral compensatória da tíbia, ela também prejudica o alinhamento patelofemoral. Simultaneamente, sobrecarrega essa articulação, notadamente sua superfície lateral.
Atualmente, os principais exames de imagem utilizados para sua avaliação são a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética. Ressaltamos que os valores de versão em um mesmo paciente podem variar conforme a técnica de imagem escolhida.

Conclusões

Como os distúrbios de rotação femoral são causa de morbidade na população acometida, seu reconhecimento e tratamento precoces possuem implicações na qualidade de vida destes pacientes. Assim, percebe-se o valor didático e educacional deste ensaio ao difundir informações sobre o papel da adequada mensuração nos exames de imagem, bem como na avaliação das potenciais complicações associadas.

Palavras Chave

femoral; version;

Arquivos

Área

Sistema Musculoesquelético

Instituições

HC-FMRP-USP - São Paulo - Brasil

Autores

ISADORA BALDERAMA CANEDO, GABRIEL BRITO-BARBOSA, MARIA TAMYRES DE CARVALHO FREITAS, MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA FERNANDES, CAROLINA FREITAS LINS, PAULO MORAES AGNOLLITTO, MARCELLO HENRIQUE NOGUEIRA-BARBOSA