Dados do Trabalho
Título
MARCAÇÃO DE LESÕES DE MAMA COM SEMENTE DE IODO 125: TÉCNICA, VANTAGENS E LIMITAÇÕES
Introdução e objetivo(s)
A marcação de lesões mamárias teve um impacto importante no avanço dos tratamentos das patologias da mama que inclui desde a possibilidade da localização pré-cirúrgica das lesões não palpáveis, delimitação de lesões extensas e marcação do leito tumoral na neoadjuvância. A semente de iodo 125 tem emergido como uma técnica confiável e segura entre as opções de marcação como fio metálico e localização radioguiada de lesão oculta (ROLL).
Objetivos
- Apresentar as diferenças técnicas de marcação com os demais métodos.
- Ilustrar, através de casos clínicos, os desafios, equívocos e maneiras de evita-los na prática clínica
- Apresentar benefícios desta modalidade através da correlação clínico-radiológica-patológica após os desfechos cirúrgicos.
Método(s)
Foram extraídos dados de mais de 100 casos de marcação com semente de iodo desde o início desta modalidade de marcação em nosso serviço em 01/2022.
Realizada revisão dos casos e levantamento dos dados com ilustração da técnica do procedimento, principais dificuldades, bem como a correlação das imagens entre as diferentes modalidades (mamografia, ultrassom, e ressonância) e desfechos cirúrgicos.
Discussão
A modalidade de marcação com semente de iodo apresentou diversas vantagens e poucas desvantagens na prática clínica. Sua utilização foi associada a adaptações na técnica de marcação e utilização de novos materiais, porém sem aumento dos custos ou do tempo de procedimento.
Dentre as principais vantagens em comparação com o fio cirúrgico, destacam-se:
- a possibilidade de realização em data pregressa a cirurgia, reduzindo eventuais atrasos e ansiedade da paciente;
- a demarcação de lesões não nodulares através do ultrassom second-look com controle por ressonância e melhor planejamento cirúrgico
- a possibilidade de marcação do leito tumoral prévio a quimioterapia neoajuvante sem necessidade de reintervenção/agulhamento pré-operatório
Dentre as poucas desvantagens do método, uma importante consideração é que a semente de iodo envolve a exposição do paciente e do ambiente a radiação, entretanto considerados níveis seguros.
Conclusões
A semente de iodo é uma modalidade emergente de localização de lesões mamárias com diversas vantagens na prática clínica, e sem aumento de custos. Estar familiarizado com a técnica, conhecer os principais desafios do método e saber como manejá-los é fundamental para adequada aplicação desta nova tecnologia.
Palavras Chave
IODO125; MARCAÇÃO; TUMORAL
Arquivos
Área
Mama
Instituições
Hospital Baía Sul/Clínica Imagem - Santa Catarina - Brasil
Autores
ALINE PATRICIA ALVES PEREIRA BIANCHINI, CRISTINA MARQUES BARRETO, GUILHERME MARODIN LOMANDO, ANA CRISTINA SCHMITZ CHEREM, SILVIA MACDONAL NORONHA