Dados do Trabalho


Título

Tuberculose hepática - Achados tomográficos de uma forma incomum de acometimento por tuberculose em paciente imunocomprometido.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Relatar caso raro de apresentação da infecção por tuberculose com acometimento de fígado e baço, com tuberculose pulmonar ativa.

História clínica

Masculino, 26 anos, solteiro.
Tabagista e etilista, usuário de cocaína, crack, maconha.
Há 10 dias com quadro de tosse seca, febre e sudorese noturna.
Perda de 20kg em 2 meses, após internação prévia por pneumonia, linfonodomegalia cervical, inapetência, disfagia, diarreia.
Tomografia de abdome total contrastada evidenciou múltiplas lesões nodulares esparsas pelo parênquima hepático e esplênico, associada a linfonodomegalia. Aventada a hipótese de metástases hepáticas, sem a identificação de sítio primário. Prosseguiu a investigação com biópsia hepática guiada por tomografia computadorizada/ultrassonografia, com diagnóstico anatomopatológico de Tuberculose, com pesquisa positiva de Bacilos Álcool Ácido Resistentes, pelo método de Ziehl Neelsen.

Discussão e diagnóstico

A tuberculose é um problema de saúde muito comum nos países em desenvolvimento, mas com reemergência nos países industrializados devido à migração, aparecimento de cepas resistentes a medicamentos além do aumento de pacientes imunossuprimidos.
O foco extrapulmonar mais comum da tuberculose é o abdome, podendo envolver diversas estruturas como o trato gastrintestinal, geniturinário, fígado, baço, pâncreas, linfonodos, dentre outros.
As principais manifestações são as formas micro e macronodular. A forma micronodular possui disseminação hematogênica, acometendo difusamente o parênquima hepático e está mais comumente relacionada à tuberculose pulmonar do tipo miliar.
A tuberculose esplênica está associada à forma disseminada da tuberculose miliar, e é identificada com menor frequência nos métodos de imagem.

Conclusões

A tuberculose pode envolver praticamente qualquer órgão do corpo humano, sendo o acometimento abdominal e genitourinário de sintomatologia inespecífica. Suas várias apresentações radiológicas podem se assemelhar a inúmeras outras doenças, tornando o diagnóstico desafiador e muitas vezes postergando o tratamento específico. Portanto, um alto grau de suspeita clínica e o conhecimento das diversas manifestações radiológicas da tuberculose melhoram o prognóstico e reduzem a morbimortalidade do paciente.

Palavras Chave

Tuberculose hepática; imunocomprometido; tuberculose esplênica

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAELLA QUEIROZ SANTOS, FELIPE BATISTA RODRIGUES, GABRIELA FERREIRA BAILAO, JOSE EDUARDO MOURAO MORAIS, ANDRE LIMEIRA TENORIO, RAQUEL CRISTINA QUILICI MILLEGO, SERGIO RIBEIRO MARRONE