Dados do Trabalho
Título
Acesso transperineal além da próstata
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
O trabalho visa destacar a importância e a aplicabilidade do acesso transperineal como uma técnica refinada e uma abordagem eficaz no diagnóstico e tratamento de diversas outras áreas além do câncer de próstata, incluindo condições relacionadas à bexiga, reto, pelve óssea, lesões cutâneas perineais e glândulas perianais. O objetivo central é fornecer uma visão abrangente das potenciais aplicações e benefícios dessa técnica em diferentes contextos clínicos.
História clínica
No intuito de explorar aplicações do acesso transperineal além do câncer de próstata, os casos do estudo consistiram em dois pacientes submetidos a procedimentos de biópsia de linfonodo retropúbico e drenagem de abcesso com acesso transperineal.
Em ambos, após o paciente ser posicionado em 'litotomia', o escroto foi fixado para trás, a tricotomia do períneo foi realizada, e a pele preparada com clorexidina, seguida da aposição de campos estéreis. É utilizada sonda transretal biplanar. Atualmente, o procedimento é realizado sob sedação e anestesia local, e orientada por mapa de biópsia, além da fusão de imagens com RM. Há serviços que já realizam o procedimento apenas sob anestesia local, o que permite que seja realizado via ambulatorial e reduz os custos.
Discussão e diagnóstico
Os resultados revelaram que o acesso transperineal, além da eficácia nos diagnósticos de patologias prostáticas, apresenta aplicabilidade em diversas outras áreas. Em pacientes com abcesso e suspeita de neoplasia, a biópsia transperineal foi eficaz na coleta de amostras para análise e na resolução do quadro infeccioso. A abordagem transperineal se destacou por seu refinamento técnico, permitindo uma exploração mais abrangente dos setores pélvicos.
Conclusões
Conclui-se que o acesso transperineal não apenas desempenha um papel fundamental no diagnóstico de câncer de próstata, mas também se revela uma técnica versátil e valiosa em diversas outras condições clínicas. A escolha criteriosa da técnica de biópsia, considerando as características da lesão e as necessidades específicas do paciente, é essencial. Este estudo destaca a importância de considerar o acesso transperineal como uma ferramenta diagnóstica e terapêutica significativa em uma variedade de contextos médicos, ampliando assim seu impacto clínico.
Palavras Chave
Acesso transperineal; Drenagem; Biópsia.
Arquivos
Área
Intervenção
Instituições
HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil, UNIFESP - São Paulo - Brasil
Autores
GABRIEL FRANCHI DE SANTI, BRUNO HENRIQUE DE AZEVEDO, GABRIEL EGASHIRA DE MATTOS LEÃO, THIAGO FRANCHI NUNES, GUILHERME CAYRES MARIOTTI, BRUNO PRADO CORTIZO VIDAL