Dados do Trabalho
Título
Colonoscopia Virtual : achados suspeitos e diferenciais
Introdução e objetivo(s)
Câncer colorretal é uma neoplasia comum no Brasil, responsável por altos índices de mortalidade e morbidade. Sem considerar as neoplasias de pele, ele é o terceiro câncer mais comum no país.
É uma doença multifatorial que normalmente se desenvolve a partir de mutações genéticas em lesões precursoras benignas, como pólipos adenomatosos. Uma importante estratégia de combate ao câncer colorretal é o rastreamento precoce, o prognóstico de lesões iniciais é significativamente melhor, sobrevida em 5 anos de lesões no estágio 1 é de 74%, enquanto para o estágio 4 cai a 6%.
Colonoscopia virtual é atualmente um método bem estabelecido para diagnóstico do câncer colorretal, excelentes resultados são alcançados na detecção de pólipos de tamanho significativo além de outras lesões, desde que a técnica adequada seja realizada.
O objetivo deste trabalho é mostrar achados suspeitos para neoplasia colorretal, pólipos e outros diagnósticos diferenciais encontrados na colonoscopia virtual. Os pacientes foram analisados em um serviço de radiologia privado no estado do Maranhão.
Método(s)
Foram captados casos que chegaram ao nosso serviço nos últimos 6 anos e realizada uma revisão na literatura.
Discussão
Na colonoscopia virtual os dados de tomografia são usados para produzir imagens tridimensionais e simular a visão endoluminal do cólon, relatos na literatura de sensibilidade de 96% em comparação com 95% da colonoscopia óptica. Para detecção de pólipos há uma variação na sensibilidade de acordo com o tamanho, com índices de 93% a 97% para pólipos maiores que 1,0 cm, de 86% para aqueles entre 0,6 cm e 0,9 cm.
É importante o conhecimento e a difusão desse método de rastreio e diagnóstico entre os radiologistas e técnicos para que seja possível alcançar as altas taxas de sensibilidade e especificidade, toda técnica é tão boa quanto os profissionais envolvidos, portanto padrões elevados de execução e interpretação são sempre almejados, para atingir esse objetivo treinamentos e credenciamentos se fazem necessários.
Conclusões
Colonoscopia virtual é uma excelente técnica para investigação de doença colorretal, realizada de forma adequada altas taxas de precisão diagnóstica são alcançadas para rastreio de pólipos clinicamente significativos e câncer colorretal, portanto se faz necessário ao radiologista especialista o amplo conhecimento do método.
Palavras Chave
Colonoscopia Virtual; Câncer Colorretal; Colonoscopia
Arquivos
Área
Abdominal/ Trato Digestório
Instituições
Hospital São Domingos - Maranhão - Brasil
Autores
MATEUS HENRIQUE MORENO SOUZA, CYNTHIA MOREIRA DE ARAUJO, MARCELO ZAQUEL BRINGEL MARTINS, PAULO AFONSO DE OLIVEIRA FALCAO NETO, EDUARDO MEDEIROS DE ARAÚJO