Dados do Trabalho


Título

Endometriose na emergência

Introdução e objetivo(s)

A endometriose é uma condição inflamatória crônica que afeta cerca de 10-15% das mulheres em idade reprodutiva. Os sintomas mais comuns incluem dor pélvica, dispareunia e dismenorreia, muitas vezes relacionados ao ciclo menstrual e de maneira crônica.
Os locais comuns envolvidos são os ovários, tubas uterinas, peritônio pélvico, ligamentos uterossacros e, menos frequentemente, órgãos extrapélvicos, como intestinos e trato urinário.

Método(s)

Foram analisadas as tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas de abdome e pelve realizadas neste serviço em um contexto de emergência a fim de exemplificar e ilustrar os casos desafiadores.

Discussão

Estudos demonstram o atraso no diagnóstico de pacientes com endometriose em cerca de 7 a 10 anos desde o início dos sintomas. Dessa maneira, algumas pacientes são diagnosticadas quando já apresentam acentuada extensão da doença ou por possíveis complicações associadas.
Essas complicações podem levar a um quadro emergencial de dor abdominal e pélvica aguda, como obstrução intestinal, suspeita de apendicite aguda, torção ovariana, dentre outras.

Conclusões

No contexto clínico de dor abdominal e pélvica aguda em mulheres jovens, o diagnóstico diferencial de endometriose e suas complicações devem estar dentre os diferenciais.

Palavras Chave

Endometriose; emergency;

Arquivos

Área

Abdominal/ Trato Digestório

Instituições

Clínica Imagem - Santa Catarina - Brasil

Autores

GRASIELE GERALDINI MARQUES, DUANA PITTOL, GEORGE RAMOS LEMOS, IGOR VARELA MEYER, MARK WANDERLEY, EMANOEL FELIPE BELLI, BRUNA SCHMITZ SERPA