Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS PÓS-COVID-19 OBSERVADAS POR EXAMES DE IMAGEM: ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Identificar as alterações neurológicas pós COVID-19 observadas por exames de imagem.

Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)

No final de 2019, a síndrome respiratória aguda grave causada pelo SARS-Cov-2 e denominada como COVID-19 abalou nossos sistemas de saúde, causando milhões de mortes em todo o mundo nos últimos três anos. Sabemos que a COVID-19 é uma doença principalmente respiratória, mas pode afetar quase todos os sistemas orgânicos, incluindo o sistema nervoso. Portanto, esta revisão integrativa dos últimos 5 anos foi conduzida de acordo com as seguintes etapas: desenvolvimento de objetivo de pesquisa, revisão bibliográfica, organização dos estudos em categorias, análise crítica e compreensão dos resultados. Foram selecionadas para a pesquisa três bases de dados de acesso online: Pubmed, Cochrane e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Com um vocabulário controlado na estratégia de busca em cada uma das bases de dados bibliográficas, Pubmed (MeSH terms), Cochrane (MeSH terms) e BVS (DeCs terms) os seguintes termos foram utilizados: “Post-Acute COVID-19 Syndrome”, “Diagnostic Imaging” e “Brain Diseases”. O Operador Booleano AND foi utilizado. A estratégia de busca proposta neste estudo foi realizada no dia 02 de outubro de 2023.

Discussão

A busca literária resultou, em grande maioria, em artigos de relatos de caso, estudos transversais e estudos de revisão bibliográfica. Os exames de imagem frequentemente abordados foram a ressonância magnética e o FDG-PET scan. Alterações neurológicas encontradas incluem hiperintensidades em lobos frontais bilateralmente nas substâncias branca e cinzenta, microhemorragias e microembolias em lobos temporal, parietal e frontal e lesões sugestivas de encefalite.

Conclusões

Alterações neurológicas de hiperintensidade, microhemorragias, microembolias e lesões indicando encefalite podem estar presentes em pacientes adultos após infecção de COVID-19, no entanto, devido à natureza recente da doença mais estudos devem ser aprofundados nesta área.

Palavras Chave

Encefalopatias; Síndrome Pós-COVID-19 Aguda; Diagnóstico por imagem

Arquivos

Área

Neurorradiologia

Instituições

FACERES - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA CHAVEIRO SILVA, ANY CASTRO RUIZ MARQUES, MURILO HERNANDES VALARELLI, PEDRO HENRIQUE CORREIA VILELA, ANA LAURA TAVARES PEREIRA, ANA KARLA ESTEVES PEREIRA, VICTÓRIA BASSO CAMARGO, AUGUSTUS CÉZAR POLIMENO, ANA LETÍCIA DAHER APRÍGIO SILVA, TOUFIC ANBAR NETO