Dados do Trabalho


Título

Síndrome do encarceramento do nervo cutâneo (Abdominal Cutaneous Nerve Entrapment Syndrome – ACNES). O método ultrassonográfico como fundamental recurso diagnóstico e terapêutico.

Descrição sucinta do(s) objetivo(s)

Avaliar achados clínicos, características radiológicas e tratamento da síndrome do encarceramento do nervo cutâneo anterior (Abdominal CutaneousNerveEntrapmentSyndrome - ACNES).

Material(is) e método(s)

Pesquisa computadorizada no banco de dados da instituição durante um período de 3 anos, resultando em 17 casos de ACNES, estudados retrospectivamente. Os dados clínicos foram coletados do prontuário ​​e os exames de imagem revisados ​​por radiologistas.

Resultados e discussão

O grupo estudado foi composto por sete pacientes do sexo masculino e dez do sexo feminino. Todos relataram história de pelo menos uma cirurgia com incisão na parede abdominal anterior. Os 17 pacientes apresentaram dor focal moderada a intensa, de característica nocioceptiva somática, de caráter superficial e com localização precisa próxima à cicatriz cirúrgica. A principal cirurgia associada foi a herniorrafia inguinal (52%). A ultrassonografia (US) foi o método diagnóstico em 76% dos pacientes e a Ressonância Magnética em 24%. Em todos os casos em que a US foi utilizada, observaram-se áreas imprecisas hiperecogênicas de aspecto fibrocicatricial coalescente junto ao túnel fibroso intramuscular do trajeto do nervo cutâneo, coincidente ao ponto álgico indicado pelos pacientes. Os principais nervos e dermátomos afetados foram: ilioinguinal (47%), genitofemoral (35%), nervo superficial cutâneo (41%), ílio hipogástrico (5%) e nervo cutâneo lateral (5%). Em relação ao tratamento, 23% dos pacientes realizaram a hidrodissecção do nervo periférico acometido guiada por USG, sendo que apenas um paciente apresentou resposta parcial. Um paciente foi submetido à neurólise por radiofreqüência e outro realizou desencarceramento cirúrgico do nervo afetado. Os demais pacientes estão realizando tratamento conservador.

Conclusões

ACNES é uma condição ainda pouco conhecida, o que leva ao seu subdiagnóstico. O reconhecimento das características ultrassonográficas desta condição na rotina do radiologista, evita custos adicionais propedêuticos desnecessários e otimiza os resultados através de terapêuticas guiadas por imagem. Seus diagnósticos diferenciais compreendem grande espectro de doenças que geram dor abdominal não visceral, como nos casos apresentados de tumor desmóide, endometriose de parede abdominal e o sarcoma de Edwing possuem manifestações álgicas que se assemelham à da ACNES e devem ser reconhecidas. Os tratamentos baseiam-se em infiltrações de pontos-gatilho, neurólise química, radiofrequência pulsada (PRF) e neurectomia cirúrgica.

Palavras Chave

Síndrome de compressão nervosa; Neuralgia; Dor abdominal.

Arquivos

Área

Ultrassonografia

Instituições

HOSPITAL MATERDEI - Minas Gerais - Brasil

Autores

GRACE KELLY DOS SANTOS GUIMARÃES, CAROLINA PIMENTEL ORSINI, JESSICA MARTINS DAMASCENO, GABRIELLA FERREIRA ROCHA, FABIANA PAIVA MARTINS, ALINE PIMENTEL AMARO, EDUARDO CARVALHO MIRANDA, RAPHAEL GUEDES ANDRADE, CARLOS HENRIQUE MASCARENHAS SILVA