Dados do Trabalho
Título
O ESTUDO TUBÁRIO, REVISÃO DIDÁTICA POR IMAGENS DAS PATOLOGIAS CORRELACIONADAS EM MÚLTIPLOS MÉTODOS
Introdução e objetivo(s)
As tubas uterinas são estruturas ginecológicas que, quando acometidas por patologias, frequentemente são causas de erros diagnósticos e de achados inesperados. Nesse contexto, o estudo tubário por meio da imagem é de grande importância para melhor acurácia diagnóstica seja no contexto infeccioso, traumático, neoplásico ou associado a malformações congênitas.
Este trabalho tem como objetivo realizar um ensaio pictórico com base uma revisão didática de casos das diversas patologias com envolvimento das tubas uterinas e utilizar múltiplos métodos diagnósticos em imagem para a caracterização patológica.
Método(s)
Ensaio pictórico retrospectivo baseado em casos clínicos provenientes do arquivo hospitalar. A seleção dos casos foi realizada de forma abrangente, incluindo pacientes com patologias que acometem a tuba uterina. A coleta de dados envolveu revisão de registros médicos para seleção de imagens ultrassonográficas, radiográficas, tomográficas, ressonância e emissão de pósitrons.
Discussão
As tubas uterinas podem ser avaliadas de maneira inicial com estudo radiográfico, a histerossalpingografia é realizada entre o 6º e 11º dias do ciclo menstrual, com a infusão progressiva do contraste hidrossolúvel para a realização de radiografias seriadas, com o objetivo de visualizar a cavidade uterina e, por fim, o extravasamento do contraste para a cavidade pélvica, trazendo informações rápidas e de baixo custo sobre a perviedade.
A ressonância magnética tem um papel importante na avaliação por imagem da patologia das trompas de falópio. Anomalias mullerianas congênitas, são bem avaliadas. A avaliação de doenças benignas envolve a doença inflamatória pélvica, hidrossalpinge, abscesso tubo-ovariano, endometriose, torção tubária e gravidez ectópica. As condições neoplásicas incluem cistos paratubais benignos até carcinomas primários malignos.
Conclusões
A compreensão abrangente dessas condições é essencial para uma abordagem clínica eficaz, destacando a relevância de uma avaliação integrada na prática ginecológica.
Palavras Chave
abdomen; Infertilidade; Imagemdamulher
Arquivos
Área
Abdominal/Trato Geniturinário
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
MATHEUS MARCELINO DIAS, RONALDO HUEB BARONI, MARCUS VINÍCIUS BIRELLI DO NASCIMENTO, MARIA LUIZA LACERDA RIBEIRO, LEANDRO ACCARDO MATTOS, FERNANDO MORBECK ALMEIDA COELHO, LUCIANA CRISTINA PASQUINI RAIZA