Dados do Trabalho
Título
Ensaio pictórico de casos de complicações após procedimentos ginecológicos e obstétricos
Introdução e objetivo(s)
A complexidade inerente aos procedimentos ginecológicos e obstétricos exige uma atenção especial às complicações que podem surgir após sua realização. Estar sempre alerta às principais complicações com foco na sua busca ativa é de suma importância para sua identificação e resposta terapêutica precoce e assertiva, diminuindo os índices de morbimortalidade nos procedimentos.
OBJETIVOS
Apresentar casos clínicos de complicações pós-procedimentos ginecológicos e obstétricos.
Analisar o aspecto de imagem em múltiplas modalidades diagnósticas das complicações pós-procedimentos ginecológicos e obstétricos.
Enfatizar a importância da educação visual na identificação precoce e manejo eficaz de complicações pós-procedimentos.
Método(s)
Realizamos uma revisão retrospectiva de casos documentados em nosso hospital, selecionando imagens relevantes que destacam complicações após procedimentos ginecológicos e obstétricos. A coleta incluiu informações clínicas, dados cirúrgicos e registros imagéticos que proporcionam uma abordagem visual detalhada das complicações.
Discussão
Uma complicação não incomum é a perfuração uterina, seja por curetagem, trabalho de parto ou cesariana, que pode se manifestar com útero globoso, abdome distendido e sangramento vaginal. Na imagem observamos o útero de dimensões aumentada com sinais de manipulação, irregularidades da interface endométrio-miometrial, com acometimento da serosa uterina.
Alterações vasculares são um desafio de suspeita diagnóstica, acarretados devido ao estado pró trombótico da gestação, redução de mobilidade ou por procedimento demorados. Na trombose da veia gonadal observamos falha de preenchimento do contraste com material intraluminal e aumento do calibre de vasos colaterais.
O envolvimento do trato genitourinário pode ocorrer por meio das fístulas, sendo comum a pneumatúria ou incontinência urinária. Nesse caso, a tomografia com contraste pode ter um papel importante evidenciando contrastação da cavidade uterina durante a fase excretora.
Conclusões
A análise visual desses casos permite uma compreensão mais profunda e intuitiva das complicações, promovendo uma identificação precoce e, consequentemente, intervenções terapêuticas mais eficazes.
Palavras Chave
abdomen; pós-operatório; complicações
Arquivos
Área
Abdominal/Trato Geniturinário
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
MATHEUS MARCELINO DIAS, RONALDO HUEB BARONI, ROBERTA CASTRO LINHARES, MARIA LUIZA LACERDA RIBEIRO, FERNANDO MORBECK ALMEIDA COELHO, LUCIANA CRISTINA PASQUINI RAIZA