Dados do Trabalho
Título
Mapeando os ossos temporais para o implante coclear
Introdução e objetivo(s)
Exames de tomografia computadorizada multislice dos ossos temporais sem contraste de pacientes candidatos a implantes coclear, que são relativamente comuns na prática diária do radiologista especialista, porém podem ocorrer, com certa frequência, para o radiologista geral, sobretudo em serviços pediátricos especializados.
Este estudo visa orientar, de forma prática, o que deve ser avaliado e descrito pelo radiologista nos exames de tomografia computadorizada dos ossos temporais no pré operatório para implante coclear.
Método(s)
Foi realizada pesquisa na literatura específica para definir os parâmetros mais adequados para realizar as medidas das estruturas da orelha média e interna, bem como foram destacados fatores proibitivos e que dificultam a realização do procedimento do implante coclear. Todos foram representados e exemplificados em imagens de tomografia computadorizada dos ossos temporais da rotina ambulatorial.
Discussão
Definir os pontos anatômicos, alterações e medidas é essencial para o planejamento cirúrgico. Desta forma, a tomografia computadorizada dos ossos temporais pode ser um importante guia para o cirurgião otológico definir a melhor técnica e orientar o posicionamento do aparelho.
Conclusões
O conjunto das informações específicas fornecidas pelo radiologista na análise dos ossos temporais determina maior eficiência com benefícios no tratamento da surdez, facilitando a rotina cirúrgica e a escolha do implante coclear mais adequado.
Palavras Chave
Implante coclear; laudo estruturado; anomalias do osso temporal;
Arquivos
Área
Cabeça e Pescoço
Instituições
Grupo DASA - São Paulo - Brasil
Autores
RAPHAEL MACHADO REALI, ROBERTA COIMBRA VELEZ, CARLOS ALBERTO FERREIRA COELHO NETO, MAIRA DE OLIVEIRA SARPI, SORAIA ALE SOUZA, MARCIO RICARDO TAVEIRA GARCIA