Dados do Trabalho
Título
LYN-RADS: UMA PROPOSTA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO ECOGRÁFICA PARA LINFONODOS DA REGIÃO CERVICAL E ESTRATIFICAÇÃO PARA RISCO DE CÂNCER
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Desenvolver um léxico padrão e prático para descrever as características ultrassonográficas dos linfonodos cervicais, o Lymph Node Imaging Reporting and Data System (LYN-RADS), com o objetivo final de aplicá-lo à estratificação de risco e triagem de nódulos, para acompanhamento consistente na prática clínica e diminuir o número de indicações desnecessárias de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF).
Material(is) e método(s)
Após uma extensa revisão de literatura, criamos um léxico com as principais características ecográficas dos linfonodos e atribuímos a elas uma nota de acordo com seu grau de suspeição, baseada na literatura e na nossa experiência da prática clínica. Foram considerados linfonodos benignos aqueles com escore menor do que 4; e linfonodos suspeitos aqueles com escore maior ou igual a 4. Na etapa seguinte, de forma retrospectiva, foi feita uma associação com o resultado citológico da PAAF de cada linfonodo através de um banco de dados de um determinado Hospital da cidade. A análise estatística através do teste U de Mann-Whitney, teste de qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher.
Resultados e discussão
Avaliamos 200 linfonodos submetidos à PAAF.
Após os testes estatísticos, confirmamos que algumas características ecográficas estavam relacionadas a um maior risco de câncer, tais como: presença de calcificações, degeneração cística e disseminação extracapsular, corroborando com a literatura, recebendo, assim, uma pontuação maior do que outras características avaliadas.
Outras características não tiveram tanta influência, tais como sexo e idade do paciente, localização e tamanho do linfonodo.
Esse léxico teve uma sensibilidade de 81,63% e uma especificidade de 94,70% neste estudo.
Conclusões
Ao final do nosso trabalho, criamos e testamos o seguinte léxico padrão e prático, o LYN-RADS, para descrever as características ultrassonográficas dos linfonodos cervicais, com o objetivo final de aplicá-lo à estratificação de risco e triagem de nódulos para acompanhamento consistente na prática clínica.
Esse LYN-RADS mostrou que mais de 75% das PAAFs, realizadas nos 200 linfonodos avaliados, foram desnecessárias, uma vez que esses linfonodos receberiam escores inferiores a 4 pontos, sendo considerados benignos, podendo ser acompanhados apenas com seguimento ecográfico, dispensando, assim, essa biópsia, a qual é um exame invasivo, que causa incômodo ao paciente.
Palavras Chave
Linfonodo; Ultrassom; PAAF.
Arquivos
Área
Ultrassonografia
Instituições
CLINICA DR MARIO MARCIO - Ceará - Brasil, SAO CARLOS IMAGEM - Ceará - Brasil
Autores
LARISSA VASCONCELOS BARROS, ANTONIO GILSON MONTE ARAGÃO JUNIOR