Dados do Trabalho
Título
Cefalocele occipital atrésica
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
No presente artigo, temos o relato de um caso de cefalocele atrésica que demorou 5 anos para ter seu diagnóstico concluído, sem exame de imagem prévio, sob investigação pela dermatologia.
História clínica
Paciente de 5 anos, com história de nódulo normocrômico e sem pelos em couro cabeludo desde o nascimento, com variação espontânea do seu volume, em acompanhamento clínico até os 2 anos de idade por suspeita de aplasia cutis, retornando aos 5 anos para prosseguir com a investigação da lesão. Iniciada a investigação com ultrassonografia (US), que observou imagem hipoecoica, bem definida, com diminuto vaso que se estendia para o interior da calota craniana, notando-se ainda falha óssea. Prosseguida a investigação com Tomografia computadorizada (TC) com visualização de imagem cística na linha média da região occipital, medindo 1,0 x 0,6 cm, com falha óssea associada e veia falcina persistente que se estende através dela.
Discussão e diagnóstico
As cefaloceles são herniações congênitas de estruturas intracranianas, enquanto a cefalocele atrésica é definida pela herniação da dura, tecido fibroso ou parênquima cerebral displásico. Caracteristicamente são lesões pequenas, com seu tamanho variando entre 1 a 3,5 cm, podendo aumentar de tamanho durante a realização da manobra de Valsalva, pela sua comunicação com espaço aracnoide. Apesar do prejuízo estético, não necessariamente vem acompanhado de anormalidades congênitas associadas e a conduta e prognóstico dependem da sintomatologia.
Conclusões
ara lesões císticas/nodulares em couro cabeludo, devido a possibilidade de acompanhar outras má-formações/síndromes, sendo a mais grave a hidrocefalia. A imagenologia é fundamental tanto para o diagnóstico da doença, quanto para a avaliação de outras má-formações e para o planejamento cirúrgico. Embora a Ressonância Magnética seja o exame de escolha, o US e a TC são mais facilmente acessíveis na rede pública.
Palavras Chave
Cefalocele; Tomografia Computadoriza; Ultrassonografia
Arquivos
Área
Pediatria
Instituições
Hospital Municipal Jesus - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
ELAZIR BARBOSA MOTA DI PUGLIA, ANA CAROLINA DE ARAUJO, VINICIUS ARAUJO ROSA SILVA SANTANA, THAYENE CISTER ALVES