Dados do Trabalho
Título
Síndrome de Klippel-Trénaunay: relato de caso
Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
Descrever a epidemiologia, a apresentação clínica e os principais achados imaginológicos da síndrome de Klippel-Trenaunay, sua importância como doença e como diagnóstico diferencial das patologias que cursam com alterações musculoesqueléticas e vasculares, produzindo assim, material didático para aprendizado e consulta em um caso clínico original.
História clínica
Masculino, 20 anos, da entrada no Hospital com dor em membros inferiores, mais intensa à direita. Ao exame físico apresentava aumento volumétrico dos membros inferiores, dismetria, manchas planas rosáceas e violáceas puntiformes esparsas bilaterais. Apresentava ainda dificuldade de marcha e se cansaço ao andar curtas distâncias. Relata ter que usar meia compressiva constantemente para diminuir seus sintomas.
Discussão e diagnóstico
A angiodisplasia combinada ou síndrome de Klippel-Trenaunay (SKT) é uma desordem do desenvolvimento do tecido mesodérmico, afetando as diferentes etapas da angiogênese. É rara e esporádica, com prevalência estimada de 1:100.000 indivíduos, sem predileção por gênero, geralmente apresentando alterações desde o nascimento.
Compreende uma tríade de malformações capilares cutâneas (mancha em vinho do Porto), malformações venosas e hipertrofia óssea e/ou tecidual incluindo pele, tecido adiposo e músculos.
As alterações cutâneas como as malformações vasculares (manchas em vinho do Porto) podem se tornar mais proeminentes progressivamente, assim como o acometimento linfático, levando ao surgimento de linfedema, linforréia e maior susceptibilidade à celulites.
As anormalidades venosas mais conhecidas são decorrentes do processo de fibrose, como a incompetência valvular, agenesia, hipoplasia, atresia e oclusão do sistema venoso profundo.
A hipertrofia dos tecidos ósseos e moles podem estar presentes ao nascimento, tornando-se mais proeminentes com o desenvolvimento tecidual, principalmente nas extremidades dos membros inferiores, resultando em uma aparência assimétrica e desproporcional. Podem acometer as articulações, levando à deformidades, limitações do movimento, dor e um significativo impacto na qualidade de vida.
O tratamento é realizado com uma abordagem conservadora multidisciplinar com objetivo de melhorar a funcionalidade, aliviar os sintomas e reduzir as complicações, estando as intervenções cirúrgicas reservadas para casos mais complexos e graves.
Conclusões
Faz-se necessário o conhecimento da síndrome de Klippel-Trenaunay e de suas alterações nos exames de imagem a fim de reconhecê-la precocemente e reduzir o aparecimento de complicações relacionadas a progressão da doença.
Palavras Chave
klippel-tranaunay; angiodisplasia; mancha vinho do porto
Arquivos
Área
Sistema Musculoesquelético
Instituições
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) - São Paulo - Brasil
Autores
HEYTOR JOSÉ OLIVEIRA CABRAL, ADRIANO SILVEIRA MOREIRA NOVAES, HELEN RIBEIRO OLIVEIRA, LETÍCIA VICTORAZZO LOUZADA, BRUNO BASÍLIO CARDOSO, MARCIO AUGUSTO ISHIDA, ANDRE MANATO, FERNANDA TAMI SATO, RAFAEL YOO, LUIZ THADEU ROCHA NEHME