Dados do Trabalho
Título
Reconhecendo os caminhos da disseminação perineural
Introdução e objetivo(s)
A disseminação perineural representa a extensão neoplásica ao longo do endoneuro ou
perineuro. A detecção da disseminação perineural é realizada por meio de técnicas de imagem, com
destaque para a ressonância magnética devido à sua capacidade multiplanar e excelente
contraste em tecidos moles.
O objetivo deste trabalho consiste em revisar a anatomia relevante e mostrar diversos casos de disseminação perineural de nosso serviço a fim de otimizar a detecção dessa condição nos exames de imagem, possibilitando um planejamento terapêutico adequado para os pacientes.
Método(s)
Reunimos uma série de casos do serviço a fim de ilustrar as diversas formas de disseminação
perineural.
Discussão
A disseminação perineural está associada a um pior prognóstico e implica em mudança do planejamento terapêutico, podendo ser ocorrer mesmo na ausência de metástase hematogênica ou linfática.
A familiaridade com tipos de câncer associados e o conhecimento detalhado das vias nervosas são cruciais para um diagnóstico preciso por imagem da disseminação perineural.
A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são ferramentas eficazes na sua detecção, evidenciando sinais indicativos de disseminação perineural como alargamento e/ou destruição de forames neurais, envolvimento do cavum de Meckel.
Conclusões
A disseminação perineural está associada a um prognóstico desfavorável, com uma parcela significativa dos pacientes podendo permanecer assintomáticos, destacando a necessidade de identificação precisa e delineamento da disseminação perineural a fim de otimizar o planejamento terapêutico.
Palavras Chave
disseminação perineural; cabeça e pescoço;
Arquivos
Área
Cabeça e Pescoço
Instituições
Hospital Vitória/UHG - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
ANA LUIZA BASILIO FRANÇA, LAURA CARVALHO GUADALUPE BOECHAT MAGALHÃES, HEBER SAMUEL COLARES COSTA, BRUNA EIRAS GHERARDI, ANNA PATRICIA DE FREITAS LINHARES RIELLO, PEDRO NEVES PAIVA DE CASTRO