Dados do Trabalho


Título

Esternotomia mediana: técnicas, achados esperados do pós-operatório e complicações

Introdução e objetivo(s)

A esternotomia mediana é a incisão de escolha para procedimentos cirúrgicos torácicos e cardíacos. A incidência de complicações no pós-cirúrgico pode variar de 0,5 a 5%, com taxas de mortalidade atingindo até 80%, dependendo do tipo de complicação. Dessa forma, é essencial que o radiologista reconheça os achados de imagem habituais no pós-operatório da esternotomia e saiba diferenciá-los das complicações.

Método(s)

Revisão dos achados tomográficos esperados no pós-operatório da esternotomia mediana, bem como das suas complicações, através da apresentação de uma série de casos do nosso serviço.

Discussão

O pós-operatório recente da esternorrafia mediana inclui achados tomográficos como coleções mediastinais, edema mediastinal, pneumomediastino e discreto afastamento entre os fragmentos esternais. Esses achados são esperados, porém devemos observar redução/resolução nos exames de controle. Tais alterações podem se sobrepor com os achados de imagem de complicações pós-cirúrgicas, que foram didaticamente divididas neste painel em complicações envolvendo os fios de esternorrafia (fratura, migração e deiscência), o arcabouço ósseo torácico (fraturas de arcos costais, não união do esterno e osteomielite) e partes moles (hematoma, infecção superficial de ferida operatória, mediastinite/abscesso e gossipiboma). Além disso, incluímos uma breve revisão dos diferentes métodos de esternorrafia mediana existentes.

Conclusões

A avaliação dos exames de imagem no pós-operatório da esternotomia abrange achados esperados do pós-operatório e potenciais complicações, algumas com altas taxas de mortalidade se não tratadas. Por isso é fundamental que o radiologista saiba reconhecer tais achados.
A proposta deste painel é demonstrar os achados de imagem normais do pós-operatório recente e os diferentes tipos de complicação através de casos de nosso serviço e propor uma avaliação sistemática do tórax, incluindo os fios de esternorrafia, as estruturas ósseas do arcabouço torácico e as partes moles, de forma que nenhuma eventual complicação passe despercebida.

Palavras Chave

Esternotomia; esternorrafia; mediastinite

Arquivos

Área

Tórax

Instituições

Beneficência Portuguesa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

RENAN AGUENA ARAKAKI, PABLO RYDZ PINHEIRO SANTANA, BRUNO LIMA MOREIRA, AUGUSTO KRELING MEDEIROS, MURILO DE SÁ BARRÊTO CALLOU PEIXOTO, RENAN ISAIAS CHILE DO VALE, CAMILA PIETROKI REIFEGERSTE